Publicado em 11/02/2020 às 13:50, Atualizado em 11/02/2020 às 17:52

Prefeito autoriza convocação de concursados para ampliar horário de atendimento na ESF Centro

Atendimento noturno: contratações atendem a normativa do Ministério da Saúde, para o credenciamento das equipes no Programa Saúde na Hora

Cogecom,
Cb image default
Foto: Arquivo/Cogecom

A Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), está convocando 13 novos candidatos aprovados em concurso público para compor o quadro de servidores municipais, resgatando mais um dos compromissos da gestão atual: a ampliação do horário de atendimento na rede de atenção primária, ou seja, nas unidades de saúde.

A autorização para a convocação dos novos profissionais que chegam para compor a equipe que atuará na ESF Centro, foi assinada pelo prefeito Gilberto Garcia.

As contratações atendem a normativa do Ministério da Saúde, para o credenciamento das equipes no Programa Saúde na Hora, que aumenta os repasses aos municípios que estenderem o horário de funcionamento das unidades de saúde para o período da noite.

Foram convocados 2 enfermeiros, 3 técnicos em enfermagem, 1 recepcionista, 5 agentes comunitários de saúde, 1 auxiliar de consultório odontológico e 1 administrador.

Segundo o secretário Arion Aislan, o prefeito determinou agilidade nos processos de modo que o novo horário de atendimento seja adotado a partir do próximo mês, em março.

"Muitas pessoas não conseguem acessar os serviços de saúde nas ESFs porque saem de casa para trabalhar muito cedo e as unidades de saúde ainda não estão abertas. Na volta do trabalho, as unidades de saúde já estão fechadas. Então, a única opção é procurar os serviços de urgência e emergência para tratar problemas menos graves. Portanto, a extensão do horário de atendimento deverá desafogar o Hospital Regional", avalia.

A iniciativa visa ampliar o acesso da população aos serviços prestados nas unidades de saúde, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas, pré-natal e ter acesso a todos os serviços ofertados nas unidades de saúde da Atenção Primária – principal porta de entrada ao SUS e onde é possível solucionar até 80% dos problemas de saúde do cidadão.