Publicado em 20/02/2020 às 08:12, Atualizado em 20/02/2020 às 12:16

Prefeito de Anaurilândia utiliza orçamento que seria destinado ao Carnaval para compra de medicamentos

Decisão foi tomada após o chefe do Executivo Municipal ouvir secretários e moradores da cidade

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Edinho ressalta a importância cultural do Carnaval, mas afirma que a saúde da população é prioridade - Imagem: Divulgação

O prefeito de Anaurilândia, Edinho Takazono (PSDB), decidiu usar o orçamento, que estava previsto para ser gasto com o Carnaval, na aquisição de medicamentos para a Rede Municipal de Saúde. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (19) pelo secretário de Administração e Finanças, Luciano Maragon, que vem respondendo interinamente pela Secretaria de Saúde.

Maragon divulgou a informação durante a reinauguração de uma escola na zona rural do município. De acordo com ele, o prefeito Edinho disse que o Carnaval é importante para qualquer cidade, pois é um evento que faz parte da cultura do país, porém, ele analisava que o momento não seria oportuno para que as festividades fossem realizadas na cidade devido a outras prioridades.

O secretário disse que o chefe do Poder Executivo pretendia fazer uma comprar maior de medicamento e as finanças da Saúde estavam bem apertadas, quando foi decidido que este recurso que seria usado no evento fosse remanejado para Saúde, ampliando desta forma o volume de medicamentos adquiridos.

Segundo o gestor, a decisão teria sido tomada no início do ano, quando foi realizada a avaliação do orçamento disponível para 2020. “A medida é fruto da nossa preocupação para com a saúde pública e nasceu por meio de reunião com nossos secretários, além de ir ao encontro da vontade de vários moradores da cidade que foram ouvidos por nós”, disse Edinho.

Por sua vez, Luciano explica que cerca de R$ 60 mil estavam orçados para serem gastos com eventos apenas neste primeiro semestre, porém, todo o montante foi revertido para a compra de remédios por meio de um consórcio do qual o município faz parte.

Os medicamentos deverão ser entregues na Farmácia Básica nos próximos dias. “Há alguns eventos a serem realizados nos próximos meses, porém, a um custo bem menor”, explicou.