Buscar

Prefeito e secretário apresentam potencial de Anaurilândia na área da piscicultura para Copasul de Naviraí

Cooperativa realiza evento gratuito sobre o tema no dia 08 de agosto

Há algum tempo já discutindo a maneira de explorar o uso da água do reservatório da Usina Hidrelétrica Sergio Motta, principalmente na criação e engorda de peixe, o prefeito de Anaurilândia, Edinho Takazono (MDB), acompanhado do secretario de Desenvolvimento Econômico, Elizeu Gonçalves Muchon, estiveram na manhã desta terça-feira (31) visitando a cidade de Naviraí.

Na oportunidade, eles estiveram reunidos com Gervásio Kamitani, presidente da Cooperativa Agrícola Sul-Matogrossense (Copasul) para a presentar o potencial que Anaurilândia tem a oferecer a empresas que desejam se instalar no município. De acordo com o chefe do Executivo, o momento é de viabilizar parceiros, mostrando as vantagens que o município pode ofertar.

Cb image default
Á esquerda o secretário de Desenvolvimento Econômico, Elizeu Muchon; ao centro o prefeito Edinho e à direita o presidente da Copasul, Gervásio Kamitani - Imagem: Glarin Bif / Copasul

Takazono explica que em Anaurilândia a Copasul já realiza um grande investimento na área de armazenamento e secagem de grãos, além de uma loja de insumos agrícolas, que, segundo ele, em conversa com a diretoria, já deve entrar em funcionamento até o final do ano. “A Copasul já tem esse investimento em nosso município e agora está com intenção de desenvolver em Naviraí um grande projeto na área de piscicultura. Pensando nisso, fomos até lá apresentar também nosso potencial”, explica.

Por sua vez, o secretário Elizeu Muchon disse que já está em andamento um levantamento feito por uma empresa especializada e contratada pelo munícipio, no sentido de conseguir a outorga da água do lago para a criação de peixes. Segundo ele, a intenção do munícipio, além de desenvolver o projeto de criação é atrair também um frigorífico para o abate e a comercialização do pescado. O secretário reforçou as palavras do prefeito dizendo que a visita teve como objetivo apresentar um projeto viável na área da piscicultura e a intenção é fazer com que a Copasul seja parceira desta iniciativa.

Muchon explica ainda que de acordo com Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), o Estado de Mato Grosso do Sul ocupa a 11ª posição no ranking nacional de produção com mais de 1.000 produtores atuantes. “Percebemos que é um grande negócio e uma das saídas para aumentar a geração de emprego e renda em nosso munícipio. Voltamos muito animados. Agora vamos aguardar a diretoria da Copasul que, nos próximos dias, receberá do presidente a nossa proposta. Estamos confiantes de que teremos bons resultados”, finalizou.

Copasul organiza evento voltado à piscicultura

Pensando em estimular novos negócios e a diversificação para o produtor rural, a Copasul vai promover no dia 08 de agosto, a partir das 13h, na Câmara Municipal de Naviraí, um evento com palestras com autoridades na criação e mercado de tilápias, além disso, o evento terá a apresentação do projeto de piscicultura da Cooperativa.

O evento levará para Naviraí palestras sobre criação e mercado de tilápias e apresentação do projeto da Cooperativa, sendo aberto a toda a comunidade. Para participar, é necessário fazer inscrição pelo site www.copasul.coop.br ou pelo telefone (67) 3409-1234. Confira programação completa: 

Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.