Publicado em 21/07/2021 às 15:27, Atualizado em 21/07/2021 às 18:46

Prefeito Gilberto Garcia recebe Plano de Desenvolvimento Regional para municípios do Conevale

Documento é resultado das ações do Programa Líder, desenvolvido pelo Sebrae e setores organizados da sociedade desde 2019

Cogecom,
Cb image default
Imagem: Divulgação/Cogecom

O prefeito José Gilberto Garcia e o secretário de meio ambiente e desenvolvimento integrado, Hernandes Ortiz, receberam das mãos dos líderes que integram o Programa Líder, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional para os municípios do Conevale, que reúne as 12 cidades que integram o Conesul e o Vale do Ivinhema.

A entrega foi oficializada no gabinete do Paço Municipal, na manhã desta quarta-feira (21), pelos empresários Bruno Suguita Yasunaka e Tina Escarmanhani. O gerente de de Indústria, Comércio e Turismo, André Vicente Delgado, também esteve presente no ato simbólico.

O Plano é o instrumento de macro planejamento da região do Conevale, sendo o norteador de políticas de desenvolvimento regional, além de promover a integração de políticas públicas e o mapeamento de oportunidades e novos eixos de desenvolvimento.

Foram elencados 4 eixos estratégicos de atuação dos líderes: Ambiente de negócio e infraestrutura produtiva; Educação Empreendedora e Tecnologias Integradas; Valorização e Promoção do Territorio e Governança Territorial.

Segundo a empresária Tina Escarmanhani, dados estatísticos e estudos complementares revelaram que as potencialidades, oportunidades, fraquezas e ameaças, na maioria das vezes, eram comuns entre os municipios. "Através do programa Líder do Sebrae, a partir de agosto de 2019, reunimos lideranças dos diversos setores da sociedade. Este grupo definiu seus valores estratégicos, a sua missão e a visão de futuro para a região do Conevale e, finalmente, o plano de ações para cada uma das iniciativas estratégicas", explicou.

As ações propostas têm a finalidade de proporcionar a integração entre as lideranças e ao mesmo tempo estimular a convergência das demandas e das soluções, com destaque para a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, de forma participativa com os setores.

De acordo com o líder do Conevale, Bruno Yasunaka, as diretrizes vão nortear as ações pela próxima década. Todavia, a proposta estará em contínua transformação e construção, pois novos líderes poderão se juntar aogrupo inicialmente formado, constituindo uma rede em prol do desenvolvimento da nossa região.

"Os Líderes se manterão engajados e, a partir desses quatro eixos, irão propor ações que possibilitem a formação de uma rede de desenvolvimento, que fará com que toda a região do CONEVALE seja, de fato, um ambiente em que Gente que inspira Gente. Somente com a participação de muitas pessoas e instituições conseguiremos uma transformação no nosso território", finaliza o engenheiro ambiental.

Para o secretário Ortiz, pensar de forma regionalizada é fundamental para desenvolver os municípios. "Nossa região é grande, mas tem muitos pontos que convergem. Se caminharmos juntos, encontrarmos as nossas vocações, vamos crescer e desenvolver os municípios com sustentabilidade".

Os municípios que fazem parte do CONEVALE são Anaurilândia, Angélica, Batayporã, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Tacuru e Taquarussu.