Buscar

Prefeitos e ex-prefeitos estão na mira do TCE por contratação “reiterada” de professores

Prefeituras de Costa Rica e Ladário foram as primeiras multadas em MS

Cb image default
Foto: Marcos Ermínio/Arquivo/Campo Grande News

A admissão sucessiva de professores tem colocado prefeitos e ex-prefeitos na mira do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) devido à previsão da administração pública relativa aos contratos temporários de professores, que devem ser feitos em caráter excepcional.

Nem mesmo o ex-prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa (MDB), escapou. Ele se tornou referência nacional por pagar 14º e 15º salário aos professores, mas foi multado pelo órgão por conta da contratação “reiterada” desses profissionais entre os anos de 2015 e 2017.

Na avaliação do conselheiro Jerson Domingos, “a recontratação sucessiva deveria ser vedada, pois abriria espaço para a perpetuação indeterminada das contratações realizadas”.

Além disso, Domingos destacou ainda trecho de parecer que apontou não só a repetição das contratações por períodos letivos reiterados, como ainda a inconstitucionalidade da lei de Costa Rica que permitiu tais admissões.

“O Município de Costa Rica, para suprir a falta de pessoal do quadro efetivo vem realizando contratos temporários e sucessivas renovações para preenchimento de vagas em funções permanentes, demonstrando, assim, a falta de planejamento e cuidado com a coisa pública, que mesmo com o intuito de garantir o adequado atendimento à população, vem tornando a contratação temporária uma regra ao invés de exceção, como determina a Lei Maior”, destaca o parecer do conselheiro.

Caso semelhante foi registrado em Ladário, onde o TCE multou a ex-secretária municipal de Educação, Maria Eulina Rocha dos Santos, pela contratação de profissionais de Educação sem a realização de concurso ou apresentação de justificativa.

Conforme publicado no Diário Oficial da Corte de Contas, os processos de admissão, realizados ao longo de 2016 –durante a gestão do ex-prefeito José Antonio Assad e Faria (PT)– não apresentaram documentos que justificassem a admissão de professores sem concurso público ou mesmo que não havia professores aprovados em seleção anterior no município.

A equipe de fiscalização do TCE também acionou o ex-prefeito Carlos Ruso (que acabou cassado), que informou não terem sido encontrados nos arquivos a declaração de inexistência de candidato aprovado em concurso e a justificativa para contratação.

“Vale frisar que a regra geral instituída na CF [Constituição Federal] para o ingresso na função pública é somente por meio de concurso público, e em alguns casos específicos por meio de contratações temporárias, desde que atendidas às exigências legais”, destacou o parecer do tribunal.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.