Buscar

Prefeitura de Anaurilândia assina termo de compromisso com Lei da Liberdade Econômica

No Sebrae/MS, prefeito se comprometeu a realizar as mudanças necessárias para se adequar à nova legislação

Cb image default
Termo é assinado entre Sebrae e Prefeitura - Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (11), Anaurilândia se tornou mais um município de Mato Grosso do Sul comprometido em aplicar o que determina a Lei da Liberdade Econômica. Na sede do Sebrae em Campo Grande, o prefeito Edinho Takazono assinou o termo de compromisso com a legislação federal.

A Lei da Liberdade Econômica, em vigor desde setembro do ano passado, trouxe uma série de medidas que reduzem a burocracia na atividade empresarial e fomentam a economia. Para estimular os municípios de Mato Grosso do Sul a efetivarem as mudanças necessárias previstas na legislação, o Sebrae/MS lançou no dia 10 de fevereiro um termo de compromisso com a lei, na época, assinado pelo Governo do Estado e outros 11 prefeitos.

Para o diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, ao assinar o termo, a Prefeitura de Anaurilândia demonstra disposição em melhorar o ambiente de negócios. “A Lei da Liberdade Econômica veio para facilitar a vida dos empresários. A prefeitura entendeu a necessidade de fazer os ajustes para se adequar à lei, e neste processo, também iremos acompanhar e auxiliar o município”, disse.

De acordo com o prefeito, o intuito com o termo é a busca pela desburocratização que, segundo ele, vem se tornando uma das maiores barreiras nos ambientes de negócio do país. Ele espera que a lei proporcione mudanças que facilitem os trâmites e ofereçam segurança jurídica aos negócios, estimulando, desta forma, a geração de emprego e renda.

O documento contém seis pontos da Lei da Liberdade Econômica para ação imediata da administração, a partir da revisão de normas e procedimentos: dispensar alvarás de empreendimentos de baixo risco; dispensar encargos para funcionamento de atividades econômicas em horários ou dias da semana fora do padrão comercial; não exigir dos empresários documentos físicos se a mesma informação já estiver em meio digital.

Os agentes públicos também ficam vedados de tomar decisões administrativas sobre atividades econômicas em casos semelhantes que gerem resultados diferentes; estão proibidas medidas compensatórias ou mitigatórias abusivas pelo município e fica vedada a exigência de certidões de empresários sem expressa previsão legal.

Desenvolvimento local

Além da assinatura do termo com a Lei da Liberdade Econômica, Anaurilândia já possui outra importante parceria com o Sebrae: o programa Cidade Empreendedora, que visa o desenvolvimento econômico local a partir da identificação das vocações do município e a atuação integrada entre poder público, empresários e lideranças locais.

Segundo o prefeito Edinho Takazono, a parceira com o Cidade Empreendedora tem movimentado as lideranças para discutir os setores da economia, como comércio, serviços, investimentos, turismo e outros. O gestor destaca também as capacitações em diversas áreas, frisando o segmento dos pequenos produtores que comercializam produtos na feria livre, além do comércio em geral.

“O Cidade Empreendedora é muito amplo e também nos dá a oportunidade de poder movimentar o microempreendedor individual, criando, através de palestras, oportunidades que facilitem, principalmente o ambiente empreendedor”, explica.

Cidade Empreendedora

Mais informações sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul pela Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou pelo site.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.