Publicado em 15/01/2020 às 11:17, Atualizado em 15/01/2020 às 15:19

Prefeitura de Anaurilândia começa o ano atendendo 500 famílias através de programa social

Iniciada em junho do ano anterior, ação visa atender famílias em situação de vulnerabilidade

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Programa contempla famílias com recursos que devem ser utilizados no comércio local - Imagem: Divulgação

Lançado no primeiro semestre de 2019, o “Programa Família Feliz” inicia 2020 com dobro de famílias atendidas desde sua ativação. No mês de dezembro passado, o Poder Público Municipal contemplou, através do programa, mais 250 famílias que já entram o ano de 2020 recebendo um beneficio de R$ 120 mensais. Com a entrega nos novos cartões, agora são 500 famílias atendidas.

De acordo com as regras, o benefício, que é pago através de um cartão, só pode ser utilizada no comércio local, uma forma, segundo a Administração Municipal, de oferecer mais dignidade às pessoas menos favorecidas e também impulsionar a economia da cidade.

Para ter direito a ingressar no programa, a família deve comprovar que se encontra em situação de vulnerabilidade social e passar por avaliação de uma junta formada por profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Os comércios que pretendem vender para os beneficiários do programa social devem se cadastrar e fornecer aos contemplados apenas produtos alimentícios e medicamentos.

Segundo a Administração Municipal, o programa tem regras criteriosas e tanto os beneficiários quanto os empresários interessados em atender esta demanda devem cumpri-las rigorosamente. De acordo com as normas do programa, todo o processo de inclusão dos beneficiários é acompanhado.

Segundo a primeira-dama, Luzia Takazono, uma das defensoras do programa e responsável pela coordenação da ação, os primeiros seis meses de atuação do “Família Feliz” apresentaram resultados satisfatórios tanto para os beneficiários quanto para o comércio local. “Existe aquela máxima de que é preciso ensinar a pescar ao invés de dar o peixe, porém, em alguns casos, precisamos estender a mão aos menos favorecidos para que eles tenham condições ao menos de darem o primeiro passo em busca do peixe”, explica.

Luzia destacou a importância do papel da Câmara Municipal, cujos vereadores foram responsáveis por analisarem a proposta enviada pelo Poder Executivo, sendo que, após alguns ajustes, ocorreu a aprovação do projeto.