Publicado em 05/02/2020 às 08:11, Atualizado em 05/02/2020 às 12:26

Prefeitura de Anaurilândia realiza mutirão para combater a proliferação do mosquito da Dengue

Os trabalhos estão percorrendo toda área urbana do município e será concluído no Distrito de Vila Quebracho

José Almir Portela,
Cb image default
Fotos: Divulgação

Com a grande quantidade de chuvas nesta época do ano e com aumento significativo dos casos suspeitos de dengue, a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde de Anurilândia, juntamente com a equipe de controles de vetores, iniciaram, na última semana, um mutirão de limpeza com o objetivo de combater a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

De acordo com o coordenador da ação, Valdir Pereira Francisco, todos os trabalhos estão sendo realizados pela equipe de controles de vetores do município, que realizam buscas por toda a área urbana, recolhendo lixos em locais de possíveis focos do mosquito transmissor. Valdir explica que os trabalhos serão encerrados nos próximos dias no Distrito de Vila Quebracho.

Ainda de acordo com o coordenador da ação, até o momento, centenas de toneladas de lixo já foram recolhidas de locais onde existem possíveis foco do mosquito transmissor da doença. Pereira explica ainda, que durante todo o trabalho de combate, já foram eliminados mais de 250 focos do mosquito.

“O nosso trabalho é árduo e gratificante, porém, nada adianta se o Poder Público fizer sua parte e os moradores virarem as costas para a parte que é de responsabilidade deles. Desta forma nunca conseguiremos vencer. É preciso que cada um deles faça sua parte para que possamos ter sucesso na ação”, explicou.

Finalizando, Valdir disse que a população é sem duvida alguma, o agente mais eficaz na guerra contra o mosquito transmissor. Ainda segundo o cronograma de trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde, o mutirão continua a todo o vapor nos próximos dias.

A dengue

Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus. Arbovírus são vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos. Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele.

O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolverem.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar à morte. O risco de gravidade e morte aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, mesmo tratada. (*Com informações do Ministério da Saúde)

Cb image default