Buscar

Prefeitura de Batayporã entrega nova moradia e família sai da vulnerabilidade habitacional

Imagens: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã

A Prefeitura de Batayporã entregou nesta quinta-feira (28) mais uma unidade habitacional a uma família que vivia em situação de vulnerabilidade. O imóvel fica localizado no centro. A nova residência foi construída e entregue sem custos aos moradores por meio do Projeto de Substituição de Moradia Precária, executado pelo município em parceria com a Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab). O investimento na construção soma cerca de R$ 89.180,67. A casa é constituída por sala, banheiro, dois quartos e cozinha já com pia instalada e tanque de lavar na área dos fundos.

Conforme explicou a coordenadora do setor de Habitação da Prefeitura, Franciele Farias Duarte, os custos da substituição são divididos entre Estado e município. “O processo considera algumas etapas, como o mapeamento da Assistência Social, e vistoria técnica. A partir do momento em que se verifica a necessidade da família, o projeto é submetido à Agehab e executado pela Prefeitura. Nessa obra, os custos foram divididos em 50% para cada ente", detalhou.

A antiga habitação apresentava risco iminente aos moradores devido aos problemas estruturais, principalmente com relação ao telhado e fundação. Moradora de Batayporã há 50 anos e residente no endereço há 25 anos, Maria Alves da Cruz, que recebeu o novo imóvel juntamente com o esposo, Jurandir Gutierres de Andrade, e a filha, Mariana, contou sobre a experiência.

"Era muito difícil. Em dias de vendaval, o vento levava tudo. Nós ficávamos dentro do banheiro, que era o único cantinho firme. Já caiu uma telha na minha cabeça, levei pontos e tenho a cicatriz até hoje", relembrou. A família também comentou a mudança. "É um sonho. Se fosse somente por nossas forças, não conseguiríamos uma casa assim", completou Maria.

O prefeito Germino Roz destacou que pretende ampliar o número de atendimentos por meio do Programa. "Essa é a terceira casa que entregamos. Atualmente, temos mais duas sendo contruídas e duas licitações em andamento. Somando tudo, são sete moradias que representam muito mais. Se pensarmos nas famílias como um todo, é a vida de muitas pessoas que está sendo transformada", analisou o chefe do Executivo.

O representante do Governo Estadual, Márcio Andrade Pezão, acompanhou a entrega. "Esse programa é a "menina dos olhos" da área da Habitação porque ele vem auxiliar àquelas pessoas que mais precisam, aquelas pessoas que estavam em emergência mesmo. Ele consolida uma parceria muito importante, que é entre o Estado e a Prefeitura, com os custos, e o morador, que já tem o terreno", ressaltou.

O vice-prefeito, Cacildo Paião, a secretária de Governo, Luciane Caldeira, o secretário de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Renan Bom, a assistente administrativa da pasta, Suzi Nunes, e os vereadores João Carlos Souza e Vanderley do Ônibus também acompanharam a solenidade. Os representantes destacaram a cooperação e celeridade do processo. "Foi uma obra rápida. Iniciada em dezembro e já entregue hoje. Essa parceria beneficia muito a população e com certeza estamos todos somando esforços para contemplar cada vez mais famílias", disse o vereador João Carlos.

Mais políticas de Habitação

O prefeito Germino destacou ainda outras políticas públicas da área que têm sido desempenhadas em Batayporã. "Temos promovido muitas regularizações fundiárias, tanto na área urbana quanto na zona rural. O Programa Lote Urbanizado já está contemplando 16 famílias e iniciamos os trâmites para construções de novas unidades habitacionais, sempre com o suporte da Agehab. Sabemos que o déficit habitacional é grande, mas temos aproveitado cada oportunidade. Devemos pensar que cada ação representa uma nova história para os moradores", finalizou o gestor.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.