Buscar

Prefeitura de Nova Andradina alerta para vacinação contra a cinomose

A Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), alerta aos proprietários de cães para que vacinem seus animais contra a cinomose na clínica veterinária mais próxima.

De acordo com a medica veterinária Valesca Picoli, a cinomose é um vírus que não tem tratamento específico e possui ampla disseminação, transmitindo o mesmo entre cães por aerossóis. Com incidência maior em filhotes, a doença é altamente contagiosa e, em alguns casos, pode causar a morte.

Para aparecerem, os sintomas demoram cerca de cinco ou sete dias após a contaminação. Os sinais que apontam a doença são diarreia, vômito, secreções oculares e nasais, espirros e tosses.

Em alguns casos, após apresentar esses indícios, alguns cães aparentam estarem curados, porém, a partir daí começam a apresentar sintomas mais específicos. O cão também apresenta um quadro de confusão mental, muitas vezes não reconhecendo o dono, e em casos extremos podem surgir paralisias faciais.

Mais informações sobre a doença e/ou a vacinação podem ser obtidas pelo telefone (67) 3441-4715. “A resposta imunológica é a única maneira de salvar seu amigo. Vacine contra as viroses”, destacou a profissional.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.