Publicado em 18/09/2021 às 07:40, Atualizado em 18/09/2021 às 11:44

Prefeitura de Nova Andradina e Qualivida buscam apoio do Estado para credenciar Centro de Hemodiálise

Cogecom,
Cb image default
Imagem: Cogecom

Há pouco mais de 30 dias, a QUALIVIDA – Associação Beneficente de Terapia Renal Substitutiva, deu início as obras da primeira Clínica de Hemodiálise de Nova Andradina, onde será prestado serviço gratuito a pacientes diagnosticados com insuficiência renal crônica. A construção estará concluída em 12 meses. A galeria com as fotos do lançamento das obras esta disponível clicando aqui.

Enquanto a obra segue, a Qualivida e o governo municipal de Nova Andradina buscam apoio do governo do Estado para a regulamentação e credenciamento dessa unidade junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que todo paciente renal tem a garantia de atendimento do SUS.

As primeiras tratativas começaram essa semana, durante reunião do secretário municipal de Saúde, Sérgio Maximiano, com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende. O encontro foi intermediado pelo o assessor especial do governo, Márcio Andrade Pezão e também estiveram presentes os representantes da Qualivida, Michel Rodrigo Lopes (vice-presidente), empresário Werner Semmelroth (apoiador) e José Joaquim de Medeiros Filho, o Kim (presidente e idealizador do projeto).

A ideia é que a iniciativa privada se alie ao poder público para oferecer uma saúde de qualidade aos pacientes, que não mais precisarão se deslocar para outros centros para receber o atendimento.

Segundo Sérgio Maximiano, além dos pacientes de Nova Andradina, a Qualivida se propõe a atender também a demanda de Bataguassu, Dourados e Campo Grande. 

“É mais um passo importante para a viabilização desse centro de hemodiálise para o município. O governo do estado parabenizou os empresários pela iniciativa e se propôs a ajudar na manutenção deste serviço, que certamente vai propiciar maior conforto e dignidade para os pacientes renais crônicos, que já sofrem bastante com a enfermidade”, afirmou o titular da saúde.

O prédio contará em sua estrutura com sala de hemodiálise com capacidade de atender até 90 pacientes, sala de recepção, sala de emergência e procedimento, dois consultórios, sala de recuperação, sala de treinamento diálise peritoneal, além de salas para a administração e um café para refeição dos usuários.

Tratamentos

A Terapia Renal Substitutiva é o nome dado aos diversos tratamentos para a insuficiência renal. A hemodiálise é o tipo de processo que imita a função de um rim. Uma máquina realiza a filtragem diretamente do sangue como se fosse um rim artificial e o devolve ao corpo do paciente com menos impurezas. O paciente precisa ir até à unidade clínica para realizar o processo.