Publicado em 29/04/2020 às 18:31, Atualizado em 29/04/2020 às 22:33

Prefeitura de Nova Andradina instala pontos de monitoramento para controlar fluxo de pessoas no feriado

Abordagem será feita nas entradas e saídas da cidade às pessoas que viajarem ou aqueles que receberem visitas vindas de municípios onde ocorre transmissão comunitária pela Covid-19

Cogecom,
Cb image default
Imagem: Ilustração / Foto Vieira Neto / Ascom

A Prefeitura de Nova Andradina irá instalar pontos de monitoramento para controlar o fluxo de pessoas que viajarão ou receberão visitas neste feriado prolongado vindas de municípios onde foi constatada a transmissão comunitária pelo novo coronavírus.

A abordagem será feita pelas equipes de trânsito com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância Sanitária, nas entradas e saídas da cidade a partir desta quinta-feira, dia 30 de abril, data de aniversário de 61 anos de instalação de Nova Andradina. A medida segue até domingo, dia 3 de maio.

O secretário de saúde, Sérgio Maximiano, e a responsável técnica da vigilância epidemiológica, Tatiana Rovani, deram esclarecimentos sobre como vai funcionar esta fiscalização nos veículos durante esses dias durante o boletim Covid-19 desta quarta-feira, dia 29.

Segundo informações do titular da saúde, a instalação de pontos de monitoramento é mais uma estratégia para orientar motoristas e passageiros que vêm de outras localidades e, por ventura, estiverem com sintomas da doença. Todos os veículos que passarem por esses pontos de triagem serão parados.

“É uma medida preventiva, de controle. Todos que passarem nesses pontos de acesso serão abordados. Porém, somente aqueles que apresentarem sintomas ou vierem de regiões endêmicas, onde já existe a transmissão comunitária, poderão ser notificados a permanecer em isolamento familiar”, explica Sérgio.

No estado de Mato Grosso do Sul, apenas em 3 municípios já ocorre a transmissão comunitária (sem vínculo ou quando as autoridades não conseguem rastrear o caminho da infecção). São eles: Campo Grande, Três Lagoas e Corumbá. Já em estados vizinhos como Paraná e São Paulo, essa situação já ocorre com maior frequência. Por isso, a necessidade de submeter os “viajantes” ao monitoramento.

“A recomendação é ficar em casa, manter o isolamento social. Passar o final de semana em áreas rurais e fazer passeios em ranchos nas cidades vizinhas como Anaurilândia, por exemplo, não estão proibidos. A preocupação maior é com as regiões endêmicas onde existe a transmissão comunitária e os casos crescem a cada dia”, reitera o gestor da saúde.