Publicado em 29/07/2021 às 13:40, Atualizado em 29/07/2021 às 17:45

Prefeitura e Ministério Público visitam as escolas municipais após retorno às aulas presenciais

Prefeito Gilberto Garcia e secretária Giuliana acompanharam a visita do promotor Paulo Henrique nas escolas da rede municipal de ensino de Nova Andradina

Cogecom,
Cb image default
Imagens: João Cláudio

Na manhã desta quinta-feira, dia 29 de julho, o prefeito Gilberto Garcia e a secretária Giuliana Masculi Pokrywiecki acompanharam o promotor de justiça, Paulo Henrique Mendonça de Freitas, em visita às unidades escolares.

A visita técnica teve como objetivo acompanhar o cumprimento dos protocolos biossegurança para garantir um ambiente seguro no retorno gradual das aulas e atividades presenciais da rede municipal de ensino de Nova Andradina.

Nas três escolas visitadas - Arco-Iris, Pingo de Gente e Brincando de Aprender – as autoridades percorreram salas de aula e demais dependências, conversaram com os alunos e professores, visando conhecer e identificar a eficácia das ações para a segurança dos estudantes e quadro de colaboradores, que vão desde o manuseio com a merenda ao convívio em ambientes escolares.

Com uma atuação na área do direito coletivo, nas questões referentes à educação e a saúde, o promotor de Justiça Paulo Henrique verificou as medidas consideradas fundamentais para evitar o contágio da covid-19 como distanciamento social, uso de máscaras, avisos e orientações visíveis, a disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos, entre outras providências preconizadas pelo Ministério de Saúde.

Na análise do representante do MPE, os protocolos sanitários estão sendo seguidos à risca e existe um comprometimento dos professores, alunos e monitores. "Superou as nossas expectativas, posso dizer que estou bem tranquilo com este retorno às aulas. Tudo que é possível está sendo feito para que os alunos tenham o direito à educação garantido", ressaltou o promotor titular da Comarca de Nova Andradina.

Paulo Henrique disse ainda que ficou extremamente satisfeito ao visitar às salas de aula e perguntar aos alunos sobre que preferiam: aula remota ou presencial. "Pudemos notar 100% de adesão dos estudantes, felizes por estarem sentados nas carteiras, convivendo no ambiente escolar e aprendendo com os professores. Os pais podem ficar tranquilos porque todo o plano de biossegurança vem sendo executado e o MP continuará monitorando e fiscalizando o cumprimento das ações, além de avaliar os resultados para que o retorno ocorra de maneira segura", informou.

Atento a todos os detalhes e necessidades das escolas, o prefeito parabenizou os alunos e profissionais de educação – professores e administrativos – que estão empenhados em trazer de volta a alegria para dentro das escolas. "Escola sem aluno, sem professor, sem merendeira, não tem alma, não tem vida. Gradativamente, vamos tirar o tempo perdido e mostrar que a educação de Nova Andradina continua na frente. Eu acredito na nossa juventude, no poder transformador da educação, podem contar comigo sempre", declarou Gilberto.