Publicado em 09/12/2014 às 08:52, Atualizado em 26/04/2017 às 11:21

Prefeitura equipa salas de tecnologia com novos computadores

Governo Municipal leva internet e computadores para escolas das áreas urbana e rural 

, PMNA
Novos computadores irão reforçar ensino na rede municipal (Foto: Natalho Cuer/PMNA)

O prefeito Roberto Hashioka iniciou nesta semana a entrega de computadores às salas de tecnologia de unidades da rede municipal de ensino. Os primeiros equipamentos foram oficializados para as escolas municipais Mundo da Criança, Pingo de Gente e Professora Efantina de Quadros. 

As entregas também contaram com a presença da secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Nair Aparecida Lorencini Russo, vereadores Cido Pantanal e Quemuel de Alencar, coordenador do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), Welinton Bachega, diretores, professores, coordenadores, estudantes e pais de alunos. 

"Entendemos que a tecnologia é um dos principais fatores para proporcionar a inovação e o desenvolvimento. Desta forma, a educação deve acompanhar e participar deste processo e nós, enquanto Governo Municipal, buscamos investir neste segmento para potencializar o ensino em nossa rede", comentou o prefeito Roberto Hashioka. 

Ao todo deverão ser entregues 150 computadores para oito unidades de ensino. O investimento de R$ 306.237,00 também foi utilizado na aquisição de 12 switches gerenciáveis e cabos de rede CX. Todo processo de aquisição e instalação dos equipamentos foram coordenados pelo NTM. 

Os switches oferecem um conjunto de características avançadas com maiores funcionalidades e são imprescindíveis para redes de maior porte. Eles também são utilizados para otimizar o desempenho no acesso à internet. Já os cabos de rede foram empregados na estruturação das salas municipais de tecnologia, as Samtecs.

Os novos computadores foram destinados a Nova Andradina por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec) após solicitação apresentada ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e adquiridos por meio de recursos do Salário Educação.

O Salário Educação é uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltadas para a educação básica. A cota estadual e municipal da taxa é redistribuída de forma proporcional ao número de alunos matriculados.