Publicado em 07/10/2014 às 10:28, Atualizado em 26/04/2017 às 10:48

Prefeitura intensifica ações com foco na assistência social em Nova Casa Verde

, PMNA

Por determinação do prefeito Roberto Hashioka, o Governo Municipal ampliou o atendimento socioassistencial às famílias do distrito Nova Casa Verde. A proposta é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias) por meio do CRAS Durval Andrade Filho. 

"O CRAS que continuamente assiste as famílias do distrito Nova Casa Verde através de visitas domiciliares e concessão de benefícios emergenciais ampliou o atendimento desde abril deste ano proporcionando, assim, o acesso a dezenas de ações", afirmou a gerente da Proteção Social Básica, Eliane Félix. 

Programação conta com diversas atividades, entre elas palestras com integrantes do Centro de Atendimento à Mulher (Foto: CRAS Durval Andrade Filho)

Entre as melhorias, a profissional citou o Benefício Emergencial, Benefício de Prestação Continuada, Passe Livre Intermunicipal e Interestadual para a Pessoa Idosa e para a Pessoa Portadora de Deficiência, acompanhamento familiar e a busca ativa de famílias em situação de descumprimento das condicionalidades do Bolsa Família.

Recentemente, em parceria com o Centro de Atendimento à Mulher "Nova Vida", a coordenadora Lucinéia Rodrigues Barbosa ministrou palestra sobre violência doméstica. Foi realizada ainda oficina sobre ações contra pedofilia, uso de substâncias psicoativas, benefícios de transferência de renda, importância da família entre outros.

Também integram os serviços ampliados os encaminhamentos para a rede socioassistencial, orientações e informações que podem ser obtidas através do atendimento individual ou familiar realizado toda segunda-feira, a partir das 14h, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Nova Casa Verde. 

Os projetos também contam com visitas domiciliares realizadas todas terças e quintas-feiras e oficinas quinzenais com famílias às quartas-feiras. O objetivo é o de promover reflexões sobre temas como vulnerabilidades, riscos, potencialidades entre outras ações que visam contribuir para o alcance de aquisições de autonomia e emancipação familiar.

A equipe de referencia desenvolve ainda o acompanhamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças, acompanhamento familiar e entrega mensal do leite para as famílias cadastradas no Programa do Leite para Acompanhamento Socioassistencial e Familiar (PLASF).

"Destacamos a parceria efetivada entre a Subprefeitura de Nova Andradina no distrito, o ESF de Nova Casa Verde e a Escola Municipal Luis Claudio Josué a qual nos possibilita o acesso e o conhecimento da realidade local", complementou a gerente Eliane Félix. 

"Todo este trabalho é desenvolvido pela equipe do CRAS Durval Andrade Filho que atende oito bairros localizados em Nova Andradina, sendo eles Argemiro Ortega, Alfeu Francisco, Bela Vista I e II, Cristo Rei, Centro Educacional, Durval Andrade Filho e parte do Centro, além da zona rural por Nova Casa Verde e Assentamentos", disse. 

A equipe é composta pela psicóloga e coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social, Cristiane Hanna de Oliveira, assistente social, Hermes José dos Santos, pedagoga Valéria Ruiz Leme, assistente de apoio social, Solange Neves Pereira, e motorista Selço Alves Elias.