
Na noite desta quinta-feira (05), um grupo de moradores das ruas João Tolotti e Joaquim Gonçalves da Silva, da Vila Antônia Nantes, da cidade de Batayporã, deu início a um projeto intitulado Casa comum, nossa responsabilidade. De acordo com a idealizadora do projeto, Roseli Nogueira, o intuito da ação é despertar os moradores para a necessidade de preservar o meio ambiente através da coleta seletiva.
O grupo de moradores intitulado Grupo Mãe Aparecida, pertence à Igreja Católica de Batayporã e, diante do tema de proposto pela Campanha da Fraternidade, surgiu a ideia de preparar uma ação concreta. Roseli conta que o grupo passou a coletar apoio e arrecadar tambores que foram cortados, lavados e preparados para serem distribuídos para os moradores das ruas João Tolotti e Joaquim Gonçalves da Silva. Foram mais de 100 tambores que agora serão destinados à todos os moradores destas duas ruas para que eles passem a selecionar o lixo reciclável, explicou Rose.
A secretária de Meio Ambiente e Turismo da cidade de Batayporã, Darsiza Madalena, esteve na abertura do projeto e parabenizou a ação dos moradores. Isso é inovador e satisfatório. A população que se preocupa com esse tema ao ponto de se comprometer a incentivar os vizinhos a também se preocuparem com certeza irá obter bons resultados. A administração tem seus compromissos para com a população, mas a população precisa se esforçar e entender que só o poder público não é capaz de mudar muita coisa. A união sempre foi e sempre será o caminho mais rápido. Esperamos que outras comunidades se espelhem nessa atitude e que em breve o projeto se espalhe por toda cidade, disse a secretária.

Batayporã realiza a coleta de lixo reciclável todas a terças e quintas-feiras, da rodovia Alcides Sãovesso até a Rua Antônio Nunes da Costa (Antiga Sergipe). Nas segundas, quartas e sextas-feiras, a coleta seletiva abrange todas as vilas da cidade. A secretária de meio ambiente explica que nesses dias a população precisa preparar seu lixo reciclável e colocá-lo à disposição dos servidores municipais que irão recolher o material e destiná-lo até a cooperativa de reciclagem do município. Esses dias são reservados para a coleta de lixo seco, de lixo que pode ser reciclado. A população precisa adotar esse hábito, disse.
O projeto foi incentivado por várias instituições e empresários da cidade de Batayporã. O grupo Mãe Aparecida agradeceu todo o apoio recebido em especial o Padre Everton, pároco do município de Batayporã. Ao final do evento, cada morador recebeu um tambor e levou para casa o compromisso de fazer a diferença a partir da coleta seletiva de sua residência.








Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.