Publicado em 22/11/2020 às 08:10, Atualizado em 22/11/2020 às 11:20

Presidente do Simted se reúne com prefeito para apresentar reivindicações da educação

Realização de Cadastro para convocação de professores para lecionar nas séries iniciais e finais do ensino fundamental foi uma das pautas discutidas

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Arquivo

Apenas 4 dias após as eleições, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Nova Andradina (Simted NA), Edson Granato, se reuniu com o prefeito reeleito Gilberto Garcia e também com a secretária municipal de educação, cultura e esporte, Giuliana Masculi Pokrywiecki, para apresentar reivindicações dos servidores públicos municipais e, em especial, da educação.

Na pauta debatida com os gestores foram retomadas solicitações ainda pendentes como a implantação do plano de saúde aos servidores, a reformulação do Plano de Cargos e Carreira do Magistério Municipal (leis 047/2002) e dos servidores públicos (42/2002) e a realização da pavimentação e iluminação do Jardim Tropical, bairro onde está localizado o Clube do Simted.

Junto à secretária Giuliana, o presidente Edson Granato tratou sobre questões de ordem administrativa como a publicação de decretos para o concurso de remoção, a realização de cadastro para convocação de professores para lecionar nas séries iniciais e finais do ensino fundamental no ano de 2021 e a prorrogação do concurso público por mais 2 anos.

Na reunião com o prefeito Gilberto também teve espaço para a discussão do projeto de lei da reforma da previdência municipal (PREVINA), que deve ser encaminhado pelo poder executivo para a apreciação e votação dos vereadores até o final deste ano.

"A reforma prevê um aumento no índice de contribuição do trabalhador. Por isso, o Simted reivindica que este projeto seja amplamente debatido com os servidores públicos municipais de todas as secretarias. Além disso, pedimos a elaboração de um novo cálculo atuarial seguindo as novas regras da previdência, com a finalidade de verificar a necessidade desse reajuste que será descontado dos servidores e a legalidade da medida", explicou o presidente do Sindicato.

Ao final da reunião, Edson ressaltou a preocupação da direção do sindicato com o fechamento deste ano letivo e o início do próximo ano, no que se refere à pandemia de Covid-19. "Estamos vivendo um momento de incerteza, os casos de coronavírus estão voltando e ainda há muita indefinição. Isso é ruim para os profissionais de educação (administrativos e professores) e para os alunos. É importante manter esse diálogo com o governo municipal para minimizar os prejuízos".

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte acompanha o cenário da evolução da doença em todo estado de MS e no país, para a tomada de decisões futuras.