Publicado em 14/12/2021 às 18:14, Atualizado em 14/12/2021 às 21:19

Previna fará entrega do “Cartão do Aposentado” nesta quarta-feira (15)

Cogecom,
Cb image default
Imagem: Divulgação/Cogecom

Todo segurado que recebe benefício de aposentadoria ou pensão por meio do Instituto Nacional de Seguro Social - INSS é identificado por um número. Por via de regra, este código é informado por meio do cartão de benefício — que chega no endereço do segurado após o benefício ter sido aprovado.

No caso do PREVINA, esse número do benefício ainda não existe. Essa identificação será por meio de uma matrícula de aposentado. Com a evolução do sistema de gestão do Regime Próprio de Previdência, o servidor aposentado contará em breve com um número que identifique seu benefício.

O Cartão do Aposentado, que será entregue no dia 15 de dezembro, conterá nome, RG, CPF, data de nascimento, matrícula de aposentado, data de início do benefício e foto. Podendo ser utilizado como uma identificação para usufruir dos benefícios do Estatuto do Idoso e de futuros convênios no comércio local, para obter descontos.

Para a diretora presidente do Previna, Edna Chulli, depois de uma vida de contribuição com o serviço público municipal, é importante que o aposentado possa ser identificado como servidor que foi durante sua vida laboral.

“Os aposentados sempre nos pediram uma identificação. Estávamos aguardando a criação do número de benefício pela Secretaria da Previdência, mas decidimos entregar esse cartão e, futuramente, quando houver a mudança, poderá ser substituído por outro, com outras funcionalidades. O PREVINA está ingressando em nova fase, agora mais madura, e com a experiência esperamos já em 2022, proporcionar melhorias a todos os segurados aposentados, pensionistas e aos servidores ativos também”, pontuou Edna.