Buscar

Primavera chega trazendo mudanças no clima de Mato Grosso do Sul

O volume de chuva esperado para os próximos três meses no Estado varia entre 400 a 500 milímetros

Cb image default
Imagem: Arquivo / Nova News

A primavera começa nesta terça-feira (22) trazendo mudanças no clima. A nova estação, que vai até 21 de dezembro, promove uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. Climatologicamente é um período de transição do clima seco e frio do inverno para o clima quente e úmido do verão.

As chuvas passam a ser mais intensas e frequentes e começa o período de pancadas de chuva no final da tarde ou noite. No começo da estação, a chuva ocorre de forma irregular e intercalada com períodos secos, mas vai aumentando de frequência no decorrer da estação.

Segundo o Climatempo, desde o início de setembro de 2020, as águas do oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperatura abaixo da média. É este resfriamento que caracteriza o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña que, como o El Niño, modifica o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta.

Nos períodos que ocorrem os eventos de La Niña, existe uma tendência de estiagem para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e principalmente Sul do País. No Nordeste e na Região Amazônica há aumento na intensidade das estações chuvosas.

Conforme prognóstico do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) a temperatura média para Mato Grosso do Sul no próximo trimestre varia entre 22,5°C a 27,5°C, sendo a região pantaneira a mais quente. Esse comportamento indica que as temperaturas ficarão abaixo da média. Dessa forma a primavera terá temperaturas mais amenas com relação à média histórica.

Nova Andradina

Nesta terça-feira (22), a região de Nova Andradina amanheceu com céu nublado e tempo úmido, porém, sem previsão de chuva.

A estiagem deve continuar, pelo menos até sábado (26), uma vez que, a partir de domingo (27), pode haver pancadas de chuva.

Após o calor dos últimos dias, a primavera chegou com temperaturas mais amenas, porém, deve haver elevação gradativa nos próximos dias, podendo a máxima chegar a 39º no sábado (26).

Volume de chuva em MS 

O volume de chuva esperado para os próximos três meses em Mato Grosso do Sul varia entre 400 a 500 milímetros. Embora pareça muito, os dados históricos indicam que as chuvas ficarão ligeiramente abaixo do normal esperado. As condições esperadas são de chuvas com certa irregularidade e concentradas. (Com informações da Subsecretaria de Comunicação e do site Climatempo).

Entre em contato com o Nova News 

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.