Publicado em 22/09/2025 às 15:56, Atualizado em 22/09/2025 às 19:10
A primavera começou oficialmente nesta segunda-feira (22), às 14h19, em Mato Grosso do Sul. A estação deve ser marcada por calor acima da média e chuvas distribuídas de forma irregular nos próximos meses, conforme previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).
Os modelos analisados apontam que, entre outubro e dezembro, os volumes de chuva devem oscilar bastante, ficando entre 400 e 500 milímetros em boa parte do Estado. Enquanto algumas regiões podem registrar acumulados acima da média, outras podem ter índices menores que o esperado, especialmente no sudeste.
As temperaturas médias também tendem a se manter mais elevadas que o normal, favorecendo dias de calor intenso, principalmente em períodos de tempo seco. Outubro, historicamente, é o mês mais quente do ano em diversos municípios sul-mato-grossenses.
O fenômeno climático La Niña, com probabilidade de 71% de ocorrer no trimestre, deve influenciar indiretamente as condições no Estado, intensificando extremos, como estiagens prolongadas.
Esse cenário aumenta o risco de queimadas, já que a falta de chuva entre um período e outro contribui para a rápida propagação do fogo em áreas de pastagem e vegetação nativa. O Cemtec reforça a necessidade de atenção redobrada de produtores, órgãos ambientais e da população, recomendando evitar o uso de fogo em terrenos, áreas agrícolas e margens de rodovias, além de acionar imediatamente as autoridades em caso de incêndios.
Em Nova Andradina, a estação começou com chuva na manhã desta segunda-feira, após semanas de estiagem. Segundo o Climatempo, os próximos dias devem registrar mínimas em torno de 12°C e máximas de até 29°C. Após o calor intenso do fim de semana, o município inicia a primavera com temperaturas mais amenas.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.