Publicado em 22/09/2021 às 07:25, Atualizado em 22/09/2021 às 11:27

Primavera deve ser caracterizada por escassez de chuva e temperaturas acima da média em MS

Acácio Gomes*, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

A primavera, conhecida como a estação das flores, começa oficialmente às 16h21 desta quarta-feira (22). Climatologicamente é um período de transição do clima seco e frio do inverno para o clima quente e úmido do verão.

Ela tem como principais características a volta das chuvas e o calor que aumenta gradativamente, preparando a natureza para a próxima fase, que começa no dia 21 de dezembro, o verão.

Mas a primavera de 2021 pode ter algumas mudanças de padrão. O trimestre de setembro a novembro será caracterizado pela escassez de chuva e temperaturas acima da média para o período.

Nova Andradina

Em Nova Andradina, segundo o Climatempo, de fato, não há previsão de chuva para os próximos dias, que devem ser ensolarados, com altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar.

Prognóstico

Conforme prognóstico climático assinado pelo meteorologista Nathálio Abrahão, as chuvas devem ficar na média ou abaixo da média climatológica para o trimestre.

A tendência é que as chuvas sejam irregulares e com baixos acumulados, principalmente no começo da estação até meados do mês de outubro. O início das chuvas mais ou menos regulares vai se estabilizando depois da primeira quinzena de outubro.

Ainda conforme o prognóstico, na primavera de 2021 as temperaturas vão aumentar em frequência e também a intensidade, especialmente nas regiões nas regiões Norte, Nordeste, Oeste e Leste.

As máximas devem ultrapassar os 39°C principalmente nas regiões Leste e Oeste, podendo apresentar máximas acima de 41°C graus diversas vezes. Máximas acima dos 41°C também são estimadas para a parte Norte, onde a média histórica é de 37°C. (*Com informações de Mireli Obando, Subcom).

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!