Buscar

Probatec é lançado na cidade de Nova Andradina

Evento foi realizado na  manhã desta quinta-feira (24)  no anfiteatro da UFMS

Na manhã desta quinta-feira (24), Nova Andradina recebeu um seminário do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Base Tecnológica e de Inovação (Probatec): “Ferramenta para o Desenvolvimento Social e Econômico de Nova Andradina e Região”. O evento foi realizado no anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Nova Andradina.

Estiveram presentes representantes da UFMS e UEMS, o prefeito de Nova Andradina Roberto Hastioka; o prefeito de Santa Rita do Pardo, Cacildo Dagno; o presidente da Câmara de Nova Andradina, Newton Luiz de Oliveira; associações, cooperativas e sindicatos, além de empresários, professores, estudantes e pesquisadores de diversas áreas. 

Para o prefeito, lançar o Probatec é pensar no futuro da cidade e da região (Foto: Márcio Rogério/Nova News)

Segundo o prefeito Municipal Roberto Hahisoka, a inciativa de lançar o Probatec é pensar no futuro, no potencial de Nova Andradina e, também no Estado. “O mandato do prefeito é transitório, mas ações como esta, que se inicia hoje, garantirão o desenvolvimento para os próximos anos, oferecendo oportunidades aos munícipes e às empresas do município”, afirmou. De acordo com o pró-reitor do IFMS, professor Luiz Simão Staszczak, a ação envolve as instituições de educação em uma iniciativa impar. “Essa medida é o lançamento de uma semente, que no tempo inicial vai se desenvolver em práticas, que possam realmente gerar a criação de ideias e transformar estas idéias em ações empreendedoras”, disse.

Duas palestras foram ministradas, uma delas, conduzida pelo professor e doutor Rudinei Toneto Jr. (Fundace/USP), abordou “A Importância do Sistema Local de Inovação para a Promoção e o Desenvolvimento Social e Econômico Sustentável” e, a outra, ministrada pelo professor e mestre Eduardo Cicconi, (Fipase), tratou sobre "Governança do Sistema Local de Inovação: o caso Fipase de Ribeirão Preto, SP”. O professor e doutor Luiz Simão Staszczak, pró-reitor do IFMS, moderou um painel de debates com o tema “Probatec: Construindo a autonomia gerencial e científica do Sistema Local de Inovação de Nova Andradina e Região”.

Pró-reitor do IFMS falou da importância do campus local para o Vale do Ivinhema (Foto: Márcio Rogério/Nova News)

O pró-reitor do IFMS falou que o campus do Instituto Federal em Nova Andradina,  tem contribuído para formação de mão de obra qualificada. “O fato de estarmos hoje aqui na UFMS, traz um resultado de cooperação de interinstitucional. Isso mostra que a união interinstitucional é possível, indiferente de educação, empresas ou setor produtivo”, finalizou. 

O evento foi organizado pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (Semdi). O projeto visa à criação da Fundação para Inovações Tecnológicas, a Fitec. A proposta conta ainda com o apoio da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), de Ribeirão Preto (SP).

Presente no evento, Nenão ofereceu apoio através da Câmara Municipal (Foto: Márcio Rogério/Nova News)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.