Buscar

Programa do Sebrae desenvolve lideranças em Mato Grosso do Sul

Polo de Liderança tem ações em andamento em todas as regiões do Estado para formar líderes

Cb image default
Imagem: Divulgação

Com a participação de donos de pequenas empresas, profissionais e lideranças do setor público e privado de Mato Grosso do Sul, o Sebrae/MS vem desenvolvendo diversas ações do Polo de Liderança neste ano, um programa que prepara pessoas para tornarem-se líderes de causas transformadoras, em temas ligados ao contexto das micro e pequenas empresas.

Criado para ajudar no desenvolvimento de líderes, o Polo de Liderança busca aperfeiçoar as competências de diversos tipos de liderança, que vão desde líderes formais em instituições públicas e privadas, passando por empresários, até chegar em jovens engajados. A expectativa é que este trabalho transforme pessoas em protagonistas das mudanças exigidas pelos novos desafios mundiais, conforme explica a diretora técnica do Sebrae/MS, Maristela França.

"Em Mato Grosso do Sul, o Sebrae atua com projetos para o desenvolvimento de lideranças há mais de 20 anos. O Polo de Liderança surgiu neste contexto, para auxiliar líderes empresariais de todos os setores produtivos, bem como os líderes que atuam no setor público, são aqueles que vão além de suas funções. Eles convergem seu propósito de vida com o de muitas pessoas, da sociedade como um todo", destacou a diretora.

O Polo de Liderança conta com diferentes formatos de capacitações e encontros, que visam a formação dos participantes. Eles seguem uma metodologia desenvolvida para a iniciativa, baseada em quatro pilares. Esses pilares são: Crescer – que consiste em trabalhar a si mesmo, aprimorar suas habilidades de liderança; Conectar – que diz respeito à relação com o outro, o processo de integração de grupos; Influenciar – ou seja, transformar a organização; e Inspirar – que visa transbordar isso para a sociedade, gerando mudanças no ambiente.

Ao todo, são 12 soluções que o programa contempla, que são aplicadas conforme a necessidade dos participantes: Sonar, Conexão Liderança, Clube de Capitães, Farol, Leme da Liderança Cívica, Líderes em Movimento, Rotas da Liderança, Sete Mares, Inteiras para Liderar, Mestres da Liderança e Liderança Rural. Em Mato Grosso do Sul, atualmente, quatro estão em execução: Rotas da Liderança, Clube de Capitães, Liderança Rural e Conexão Liderança.

Soluções em MS

Ao longo do segundo semestre deste ano, o Polo de Liderança conta com a realização da solução Rotas da Liderança, que propicia a reflexão, a prática e a ampliação de conhecimento sobre a arte de liderar, de conviver melhor, e trazer resultados para as organizações. Ao todo, são seis workshops com diferentes temas: Comunicação Assertiva; Inteligência Emocional; O Lado Positivo do Conflito; Estratégia e Poder da Influência; Liderança 4.0; Estilos Comportamentais.

Outra solução é o Clube de Capitães, que ocorre de forma on-line com três encontros exclusivos, a partir de um formato integrador, prático e inovador, que incentiva novas ideias e amplia a rede de contatos do líder. Cada encontro tem uma temática central e um especialista convidado, para falar sobre o assunto. Práticas sensoriais, relativas à gastronomia, à arte ou outro tema inusitado, estimulam os participantes nos diálogos.

Já a solução Liderança Rural tem como objetivo desenvolver o autoconhecimento e a capacidade de liderar equipes, trabalhar em cooperação com parceiros e demais instituições empresariais e governamentais para atingir os objetivos do setor rural. No total, são três encontros nos quais são abordados os tópicos: compreensão do perfil comportamental para aprimorar relacionamentos interpessoais; diferentes estilos de liderança; importância do papel de agente de mudança; atuação na transformação do ambiente institucional; construção de instituições sustentáveis e efetivas na representação do setor rural, com o engajamento de atores estratégicos.

Por fim, com três encontros, a solução Conexão Liderança é dividida em quatro momentos. O primeiro passo é realizar uma análise do perfil comportamental do participante, enquanto o segundo trata de identificar os perfis comportamentais da equipe e compreender a importância das diversas competências na formação dos times. A terceira etapa é voltada ao aprimoramento das habilidades de comunicação e, por fim, aborda-se a prática de novas condutas diante dos desafios, a partir da análise do ambiente e do pensamento integral sistêmico, construindo projetos de transformação local.

Metodologia desenvolvida

Em Mato Grosso do Sul, o Programa Polo Sebrae de Liderança foi lançado em fevereiro deste ano, durante o evento "Líderes em Movimento", que contou com mais de 300 lideranças de todo estado, 43 municípios e sete caravanas organizadas em Campo Grande (MS). O encontro proporcionou um momento de troca de conhecimentos entre os participantes, além de apresentar histórias de líderes que promovem a mudança da realidade local.

Por meio de uma estratégia integrada com o Programa Cidade Empreendedora, promovido pelo Sebrae em parceria com as prefeituras municipais, também foi aplicada a metodologia do Rotas da Lideranças para as lideranças dos municípios de Nova Andradina, Maracaju, Rio Brilhante, Dourados, Rio Verde do Mato Grosso e Costa Rica e Camapuã.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.