Publicado em 07/05/2022 às 07:36, Atualizado em 07/05/2022 às 11:38

Programa MS Acessível é lançado em Nova Andradina

Objetivo do programa é dialogar com a sociedade para avançar na efetivação de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiênciaObjetivo do programa é dialogar com a sociedade para avançar na efetivação de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência

Cogecom,
Cb image default
Imagens: Divulgação

Nova Andradina recebeu na última quarta-feira (04), o 1º Encontro do MS Acessível, realizado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cidadania e cultura e a Subsecretaria de Políticas Públicas para pessoas com deficiência.

A iniciativa teve o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Secretaria de Finanças e Gestão e Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, e da Câmara Municipal de Vereadores. Representantes das secretarias de assistência social dos municípios da região sul de MS, universidades, conselho, OAB, poder judiciário, instituições que fazem parte da rede de atendimento às pessoas com deficiência, interpretes de libras, entre outras lideranças também participaram do lançamento do programa e das discussões sobre o tema.

Representando o governo do estado de MS, a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes de Matos, explicou que é importante a promoção de encontros e discussões nos municípios, para que gestores, prefeitos e lideranças possam desenvolver ações e políticas públicas para este setor.

"Precisamos caminhar para a efetivação de políticas públicas para as pessoas com deficiência, pois somos 23,9% da população. É importante que todos se unam, se mobilizem e se articulem em prol da inclusão e da acessibilidade. Quando você acredita que vale a pena investir na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, transforma a vida delas, das suas famílias e toda a sociedade", destacou Telma.

Deficiente visual, Telma disse justificou a escolha por Nova Andradina para sediar este lançamento no interior do MS. "Sou desta terra e queria que fosse aqui, e assim aconteceu. Vamos trabalho juntos: sociedade civil organizada, poderes executivo, legislativo e judiciário, Andefi, Apae, e demais entidades, com o propósito de garantir os direitos e a efetivação das políticas públicas neste setor", completou a subsecretária.

Representando o prefeito Gilberto Garcia neste evento, Emerso Nantes de Matos, disse que Nova Andradina sente-se honrada em receber um evento dessa magnitude. "No município, a acessibilidade é realidade, mas ainda é possível aprimorar as ações para atender este público. Em nome do governo municipal, assumimos o compromisso de desenvolver ações e políticas públicas para este setor", destacou o secretário municipal de finanças e gestão.

Além das autoridades que discursaram na abertura do evento, fizeram parte da composição da tribuna de honra, a primeira-dama Joana Darc Bono Garcia, as vereadoras Cida do Zé Bugre, Marcia Lobo e Gabriela Delgado, as secretárias Juliana Ortega e Giuliana Masculi Pokrywiecki, procurador geral do município, Daniel Bastos, os palestrantes Jary Castro, engenheiro especialista em acessibilidade, e Tania Noronha Cunha, presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

O Coral da APAE Um Sopro para ir Além, com 26 integrantes, coordenado pela professora Delma Prado Cavalcante abrilhantou o evento com a apresentação de duas músicas "Como é grande o meu amor por vocês" (Roberto Carlos) e "Compreender e Amar" (Priscila).

Cb image default