Buscar

Projeto Cidade Viva propõe novo visual à Nova Andradina

Na noite desta quinta-feira (27), estudantes do curso de Pedagogia Uniesp/Finan, professores, autoridades e demais lideranças, reuniram-se no estacionamento da Câmara Municipal de Nova Andradina,  para acompanhar a proposição do Projeto "Cidade Viva", de iniciativa do vereador Vicente Lichoti (PT), que consiste no plantio de mudas de flores "lantana cambará" em canteiros centrais de avenidas e espaços públicos de Nova Andradina, com a participação 100% voluntária dos apoiadores e simpatizantes da proposta.

O acadêmico de pedagogia Gilberto Laguna e a professora Rejane Trindade e coordenadores do projeto, apresentaram algumas diretrizes da ação, por eles caracterizada como não-governamental e voluntária. "Queremos despertar na população a ideia de que somos responsáveis pelo ambiente que vivemos", relatou Gilberto.

Dentre os objetivos da campanha, Gilberto ressaltou a construção de um novo aspecto belo e acolhedor às pessoas que visitam a cidade, através de ações simples e sustentáveis, como exemplo, o reaproveitamento de pneus descartados que serão pintados pelos voluntários, os quais darão um colorido diferente à cidade.

Gilberto defendeu a escolha da variedade "lantana cambará" por ser a espécie que mais se adapta ao clima e solo característicos de Nova Andradina, considerando o baixo custo de suas mudas e a sua perenidade, pois não necessita de constantes manejos no seu cultivo, considerando ainda que sua florada tem ocorrência praticamente em todas as épocas do ano. 

Na abertura do encontro, o vereador Vicente apontou que Nova Andradina sofre de um "déficit verde" e de ausência de flores na paisagem urbana. “São fatores que podemos reverter com o trabalho em mutirão e sentimento de que pertencemos à cidade e ela nos pertence", disse Vicente.

Na oportunidade, também participaram do evento, a deputada estadual Dione Hashioka (PSDB), que colocou à disposição como apoiadora da proposta, permanecendo durante todo o encontro apontando sugestões para a concretização da ideia.

O projeto contará com a parceria da Uniesp/FINAN, do Departamento Municipal de Trânsito na orientação de normas, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado e da SEMCIAS, por meio do Projovem.

Dentre as autoridades, estiveram presentes a Deputada Dione Hashioka, o Vereador Cido Pantanal, a Secretária de Assistência Social Jozeli Chulli e a Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara de Vereadores, Márcia Lobo.

Após a junção das propostas, a coordenação, em conjunto com os colaboradores estabeleceram um cronograma de atividades do projeto "Cidade Viva", que iniciará na próxima semana com a arrecadação de fundos para a aquisição de mudas, insumos e tinta para a pintura dos pneus. (Imagens divulgação)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.