Buscar

Projeto cultural Caravana de Circo de MS – Hoje o circo foi lá em casa! estreia em Nova Andradina e Batayporã

Imagens: Laila Pulchério

E foi dada a largada para a Caravana de Circo de MS – Hoje o circo foi lá em casa!

Quem não se lembra dos carros com alto falante em um grande cortejo circense anunciando a chegada do circo na cidade? Esta foi a solução encontrada em tempos de pandemia para a realização deste projeto, fazer com que o espetáculo chegue a casa das pessoas e não será pela TV, internet ou pelas redes sociais não, será como antigamente ao vivo e em cores, em formato de caravana, passando no portão de casa, com acrobatas, malabaristas, pernas de pau, palhaços, comedor de fogo, apresentador e música.

Com investimentos do Fundo de Investimentos Culturais – FIC, Fundação de Cultura de MS e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o Circo do Mato de Campo Grande e Circo Le Chapeau de Dourados juntos, atenderão 8 municípios no interior do Estado e alguns distritos, totalizando 20 apresentações. As apresentações serão gratuitas e abertas ao público em geral. Além do investimento do FIC, em cada município o projeto conta com o apoio das prefeituras e secretarias locais.

O cortejo será realizado com veículos dos próprios grupos e um caminhão onde será instalado um aparelho aéreo de circo, esses veículos serão customizados para remeter aos antigos desfiles dos circos quando entravam nas cidades, desfilando com todo o elenco e seus principais animais para atrair a população para irem ao circo. Neste projeto os artistas estarão performando o tempo todo, os espectadores ficarão nas janelas de suas casas, nas varandas ou calçadas e assistirão de camarote, com toda segurança necessária para este período pandêmico.

Ahhhh mas tirar fotos pode, e pode postar também nas redes sociais e depois contar aos colegas que o circo foi em sua casa, um circo de verdade mesmo, igual as histórias que ouvíamos de nossos pais e avós, e desejamos que esta seja uma lembrança positiva deste período para quando tudo isto passar...

"Este projeto é um reencontro da arte com o povo. Quando falamos da arte, principalmente no interior do Estado, o circo é uma das principais referências em muitos lugares e em alguns a única. Depois de uma pandemia de um ano e 6 a 9 meses, podemos finalmente voltar e é muito gratificante, reencontrar o riso, a graça, a bailarina, o palhaço, o malabarista. Acreditamos que vamos levar o novo para os mais jovens e nostalgia para os mais velhos, e sempre alegria! Pra gente é um renascimento!" diz Mauro Guimarães, idealizador do projeto.

O projeto tem a participação de Mauro Guimarães, Laila Pulchério, Yago Garcia e Frank Salomão do Circo do Mato e Junior de Oliveira, João Rocha, Társila Bonelli e João Dias do Circo Le Chapeau.

Programação

Dia 09 de outubro – Nova Andradina – Bairro Durval Andrade Filho e Bairro Horto Florestal – à partir de 9h

Dia 09 de outubro – Batayporã – ao longo da Avenida Brasil passando pela Vila Maria Gonçalves da Silva, Vila Cantidiano Duarte e Centro da cidade.

Nos próximos finais de semana de outubro a Caravana segue para Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante, depois Guia Lopes da Laguna, Jardim e Distrito de Boqueirão. Em meados de novembro será a vez de Aquidauana, Distrito de Camisão e Anastácio. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.