Publicado em 29/10/2021 às 08:18, Atualizado em 29/10/2021 às 12:44

Projeto de extensão “Monitor de violência no trânsito em Nova Andradina” visa promover políticas públicas de mobilidade urbana e saúde

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Divulgação

Na última quarta-feira (27)  foi realizado o 2º Encontro do Projeto de Extensão: “Monitor de Violência no Trânsito em Nova Andradina”, no Anfiteatro da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Campus de Nova Andradina (CPNA).

São parceiros do projeto: 8º BPM - Batalhão de Polícia Militar; 3º SGBM/Ind - Sub Grupamento de Bombeiros Militar Independente; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DEMTRAN); o Conselho Comunitário de Segurança (CCS); o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (DETRAN/MS) – Agência de Nova Andradina/MS; Câmara Municipal e Secretaria Municipal de Saúde.

O trabalho busca de maneira conjunta, somar esforços no monitoramento da violência no trânsito no município de Nova Andradina, com o objetivo de reduzir, conscientizar, prevenir e, acima de tudo, preservar a vida dos condutores, ciclistas e pedestres da sede urbana do munícipio, no que se referem os acidentes ocorridos em decorrência do trânsito local.

O projeto objetiva promover também políticas públicas de mobilidade urbana e de saúde, pois, cada ocorrência gera consequências pessoais, materiais, hospitalares e, acima de tudo, traumas causados no trânsito podem provocar incapacidades permanentes e/ou até mesmo a morte de seus envolvidos.

Desde o mês de março de 2021, quando o projeto iniciou os levantamentos estatísticos das ocorrências de trânsito no centro urbano do município, até o mês de agosto de 2021 já foram registradas 296 ocorrências (dados consolidados pelo 8º BPM - Batalhão de Polícia Militar de Nova Andradina/MS, 3º SGBM/Ind - Sub Grupamento de Bombeiros Militar Independente de Nova Andradina/MS e SAMU de Nova Andradina), com uma média de 50 ocorrências por mês e próximo de duas por dia. Para compor as análises das ocorrências, foram elencados indicadores, que buscam levantar informações importantes na condução de ações que visam contribuir na redução dos acidentes no município de Nova Andradina:

Horário dos Acidentes:

37% das ocorrências estão entre as 12h até 18h;

Principais Causas dos Acidentes:

Mais de 26% são condições humanas e mais de 30% são colisões (frontais e traseiras);

Grupos de Idade das Vítimas e/ou Condutores:

60% das ocorrências estão entre 18 a 39 anos;

Sexo dos Envolvidos:

73% são do sexo masculino;

Local dos Acidentes (Ruas ou Avenidas):

71% são em ruas;

Bairro dos Acidentes e/ou entre outras Localidades:

40% são no Centro; 9% ano Centro Educacional e 8% na Vila Operária;

Tipo de Veículos Envolvidos e/ou Condutores:

46% são veículos leves, seguido de 37% de motociclos; e 10% são ciclistas;

Dias da Semana dos Acidentes:

22% ocorreram na quinta-feira; 17% na quarta-feira e 16% no sábado;

Gravidade dos Acidentes:

78% são ocorrências com vítimas; e 17% com danos materiais;

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!