Buscar

Projeto  de  Prevenção  do  Câncer  faz atendimentos  em Taquarussu

Na manhã deste último sábado (24), a cidade de Taquarussu recebeu o Projeto de Prevenção do Câncer Unidade Móvel. A ação foi conquistada através da parceria entre Prefeitura de Taquarussu, CASSEMS e Hospital do Câncer de Campo Grande. O projeto é independente e tem Como idealizador e coordenador, o médico Fabrício Colacino Silva.

Foram atendidas 195 pessoas da cidade de Taquarussu, 125 pelo SUS e 70 pelo Cassems (Foto: Divulgação)

Segundo os organizadores, o projeto teve início em 24 de outubro de 2011 e conta com uma equipe de 80 profissionais. Ao longo dos quase três anos de existência, a unidade móvel já atendeu 76 municípios do Estado. O atendimento é direcionado em realizar exames de câncer de pele, útero e mama.

O atendimento teve início às 07h da manhã, no Parque de Exposição José Modesto Dias e, seguiu até às 16h. Além da equipe de profissionais da unidade móvel, os atendimentos também contaram com funcionários da CASSEMS, de Taquarussu, de Nova Andradina e funcionários da Secretaria de Saúde do município. O atendimento foi voltado para as pessoas que são conveniadas no plano da CASSEMS e pelo Sistema Único de Saúde. No total foram atendidas 125 pessoas pelo SUS e 70 pela CASSEMS.

Prefeito Roberto Nem, agradeceu em nome de toda a cidade a vinda do projeto até Taquarussu (Foto: Divulgação)

A secretária de saúde, Letícia Janaina, agradeceu a equipe da unidade móvel pela vinda a Taquarussu, e por proporcionar as pessoas do município exames de fundamental importância para os diagnósticos. Ela agradeceu também a presença dos funcionários da CASSEMS e funcionários da secretaria de saúde, “Um agradecimento especial a todos que contribuíram para realização dos exames e ainda quero agradecer a presença de todos, que apesar da baixa temperatura não deixaram esta ação de lado”, disse ela.

O gestor Roberto Nem, acompanhado da primeira dama Ana, agradeceu a presença da equipe do Projeto de Prevenção do Câncer, e de todos os envolvidos. “Estamos trabalhando com objetivo de atender os munícipes da melhor maneira possível, em todos os setores, em especial no setor da saúde que é de fundamental importância para que todos tenham uma qualidade de vida com dignidade e saúde”, finalizou.

A unidade móvel tem como objetivo diagnosticar a doença em estágio inicial, assim facilita o processo do tratamento e cura. Sendo diagnosticado no início a possibilidade de cura do câncer, esta acima de 90%. No momento que o paciente é diagnosticado com algum tipo de câncer a Secretaria de Saúde do Município desempenha um papel muito importante que é dar suporte no processo de organização, encaminhamento e transporte do paciente para as cidades onde será realizado o tratamento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.