Publicado em 24/01/2022 às 08:06, Atualizado em 24/01/2022 às 12:28

Projeto polêmico de ligar PR ao MS por Taquarussu volta a ser pautado pelos governos dos dois estados

Estudo sobre a viabilidade da obra se dará com a formalização de convênio com a Itaipu para o repasse de R$ 3.012.788,00

Acácio Gomes, Redação Nova News
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Em vermelho, a nova rodovia a ser construída, cortando extensa área de preservação ambiental e, em amarelo a MS-134, que já existe, mas não conta com pavimentação asfáltica - Imagem: Google Mapas

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, recebeu a notícia oficial do governador do Paraná, Carlos Massa "Ratinho" Júnior, que a direção de Itaipu Binacional vai liberar recursos para a realização dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a construção de uma ponte sobre o Rio Paraná ligando a BR-376 entre Paranavaí (PR) e Taquarussu (MS).

As tratativas sobre a nova ponte tiveram início há algum tempo entre o Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), e diretoria da Itaipu em projetos relacionados à logística e à conservação do solo e da água em Mato Grosso do Sul. Os projetos devem ampliar a atuação da Itaipu Binacional em território sul-mato-grossense.

De acordo com o titular da Semagro Jaime Verruck, a ligação é de vital importância para Mato Grosso do Sul pois criará um novo corredor de transporte para o escoamento da produção agrícola entre os dois estados, encurtando o caminho até o Porto de Paranaguá, que é feito atualmente via Maringá.

Projeto polêmico

Este projeto não é novo, uma vez que, há alguns anos, uma discussão neste sentido já havia gerado certa polêmica entre autoridades políticas de Batayporã e de outras cidades da região. Lideranças Batayporaenses afirmaram que o projeto seria desnecessário, uma vez que, já há acesso entre Mato Grosso do Sul e Paraná pela rodovia MS-134, que sai de Nova Andradina, passa por Batayporã e vai até o Porto Primavera, na divisa com Rosana (SP), de onde margeia o Rio Paraná até o Porto São José, na divisa com Porto Rico (PR).

Meio ambiente

Ainda segundo autoridades ouvidas pelo Nova News naquele momento, a construção de uma nova rodovia entre Taquarussu e Porto São José seria uma obra desastrosa, pois seria necessária a destruição de grande parte da Área de Preservação Ambiental (APA), por onde passaria a nova rodovia, já que aquelas terras localizadas após a cidade de Taquarussu são consideradas áreas de reserva ambiental, compostas por terrenos alagadiços.

Lideranças de Batayporã defendem que, ao invés de se desmatar áreas de conservação ambiental, drenar varjões e providenciar aterros gigantescos para construção de uma nova via, seria muito melhor utilizar a MS-134, que já existe há muito tempo, e necessitaria apenas de receber pavimentação asfáltica para se tornar uma via mais trafegável.

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Lideranças regionais afirmam que a obra da nova rodovia causaria grande impacto na Área de Preservação Ambiental - Imagem: Arquivo / Nova News

Fiscalização e policiamento

Outro ponto relatado na época à reportagem do Nova News é que, na MS-134, entre Nova Andradina e Batayporã, se encontra a Base Operacional da Polícia Militar Rodoviária (PMR), que trabalha no controle do tráfego, operações de combate ao transporte de produtos ilícitos, repressão ao tráfico de drogas e atua no atendimento a ocorrências de trânsito. Com a construção da nova rodovia, a base da PMR ficaria fora da rota dos veículos, o que dificultaria as ações desenvolvidas pelas autoridades de trânsito com relação à fiscalização.

Orçamento

Conforme oficio encaminhado ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Itaipu Binacional está formalizando o Convênio que propiciará a execução do estudo da ponte sobre o Rio Paraná ligando os Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, nas regiões de Paranavaí e Taquarussu. Respectivamente, o Estado do Paraná elaborou orçamento, que inclui como objeto do estudo, a referida Ponte, bem como as ligações rodoviárias necessárias em ambos os estados, de forma a permitir fluidez e trafegabilidade.

A materialização desse estudo, que norteará a tomada de decisão quando da execução das obras necessárias, se dará com a formalização de convênio com a Itaipu para o repasse dos recursos, cujo valor orçado é de R$ 3.012.788,00.

A intenção é que junto com a ponte seja realizada a duplicação da rodovia BR-376 que permitirá aos caminhões transitarem por Porto São José, no município de São Pedro do Paraná, o que irá facilitar o transporte de mercadorias do Mato Grosso do Sul.

O custo estimado da obra seria de R$ 850 milhões e inclui a construção de uma ponte sobre o Rio Paraná. O projeto contempla 95 quilômetros de duplicação da BR-376 no trecho paranaense e outros 30 quilômetros em pista simples no Mato Grosso do Sul. A ligação pela rodovia seguiria a partir de Paranavaí, que já teve um trecho de 33 quilômetros duplicados, parte de um aditivo acertado pelo Governo do Estado com a Concessionária que administra o trecho. (Com informações da Semagro).

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