Publicado em 05/09/2020 às 05:34, Atualizado em 05/09/2020 às 09:38

Redes de coleta de esgoto são executadas na região central de Nova Andradina

Após o término das obras de infraestrutura, os moradores serão comunicados pela Sanesul autorizando a ligação do imóvel à rede de coleta da empresa

Sanesul,
Cb image default
Imagem: Divulgação

As obras do sistema de esgotamento sanitário de Nova Andradina estão sendo executadas no centro da cidade. Segundo a gerência regional, o projeto de ampliação segue o cronograma proposto.

A nova rede de esgoto já passou nos bairros Argemiro Ortega, Cristo Rei, Vila Operário, Durval Andrade Filho e Ulisses Pinheiro. Agora chegou vez da região central e bairro Centro Educacional.

Após o término das obras de infraestrutura, os moradores serão comunicados pela Sanesul autorizando a ligação do imóvel à rede de coleta da empresa.

Para que o tratamento do esgoto aconteça corretamente, é preciso que sejam feitas todas as obras de infraestrutura com as tubulações que passam nas ruas e seguem até as estações de tratamento- ETEs, respeitando todas as etapas de um longo processo de saneamento.

“Apesar do movimento nas ruas e interdições, as obras são necessárias e precisamos finalizar toda a estrutura para que a coleta do esgoto seja feita, e depois enviado para tratamento na ETE”, explicou Jair Ribeiro, gerente da regional.

A rede de esgoto é um conjunto de tubulações que transporta o esgoto dos imóveis para as estações de tratamento, onde essa água residual fica livre de poluentes para retornar aos corpos hídricos, como rios. Só assim todos terão acesso ao serviço de coleta e tratamento.

“Parte da rede em alguns desses bairros citados ainda não foram concluídas, isso porque aguardamos a finalização da construção das elevatórias de esgoto. As obras seguem nos trechos onde já é possível fazer o transporte do esgoto doméstico até seu destino final. Mas, vamos retomar as obras nas ruas que faltam assim que as elevatórias forem finalizadas”, comentou o gerente Jair Ribeiro.

Recursos

Com a chegada de mais RS 11,6 milhões de reais, recurso garantido pelo Programa Avançar Cidades, em breve, todo o município de Nova Andradina terá o esgoto coletado e tratado. O projeto é de 61,2 km de rede de esgotamento sanitário, 7.368 ligações domiciliares, 3 estações elevatórias, entre outras melhorias do sistema.

As obras na Estação de Tratamento de Esgoto da cidade já estão quase concluídas. A ETE e as redes dos bairros Argemiro Ortega, Durval Andrade Filho, Ulisses Pinheiro, parte do Centro e Vila Operária, foram feitas com recursos da Sanesul e FUNASA – Fundação Nacional de Saúde.

A Sanesul alerta a população para que não faça a ligação da rede coletora de esgoto dos imóveis na rede de água pluvial. É proibido por lei e, se identificado, pode gerar multa para o dono do imóvel.

A drenagem pluvial coleta as águas de chuva por meio das bocas de lobo que ficam próximas às calçadas; já as redes de esgoto coletam apenas os esgotos sanitários (vaso sanitário, chuveiro, pias e tanque) por meio das ligações prediais, que interligam as residências à rede pública.

Investimento em obras

O município possui uma conta de investimentos na atual gestão do Governo do Estado (obras concluídas + em execução + a executar) de cerca de R$ 41,8 milhões de reais, integralmente viabilizados para os sistemas de água e esgoto.