Buscar

Reunião com o prefeito Gilberto Garcia define implantação da ginástica laboral para servidores municipais

O projeto piloto atenderá os trabalhadores internos do Paço Municipal e, de maneira gradativa, expandirá para todos os demais setores da administração

O governo municipal de Nova Andradina vai implantar, nas próximas semanas, a ginástica laboral, que é a prática de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e saúde dos trabalhadores evitando lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.

A iniciativa integra o conjunto de medidas tomadas na administração municipal em favor do bem estar e a valorização dos servidores. As integrantes do programa Vigilância em Saúde do Trabalhador, formado pela coordenadora e fonoaudióloga Thaís Lobo Grígolo, e a fisioterapeuta Valeria d´Alckmin se reuniram com o prefeito José Gilberto Garcia no início desta semana para definir o formato do novo projeto.

Na avaliação de Gilberto, a ginástica laboral será de suma importância para a saúde dos colaboradores da prefeitura, e consequentemente proporcionará melhora na saúde do funcionário.

A ginástica reafirma a visão preventiva e a preocupação do nosso governo com a melhoria da qualidade de vida dos nossos colaboradores”, declarou o prefeito.

Cb image default
Prefeito diz que ginástica laboral será de suma importância para a saúde dos servidores - Foto: João Cláudio/PMNA

O projeto piloto atenderá os trabalhadores internos do Paço Municipal e, de maneira gradativa, expandirá para todos os demais setores da administração municipal, de acordo com calendário de implantação já estabelecido.

Inicialmente, as aulas serão ministradas pela fisioterapeuta Valéria e pelo educador físico, Pedro Trotta, profissional da Academia de Saúde. Entre as atividades, exercícios de alongamento, fortalecimento da musculatura, relaxamento, exercícios de respiração, e outros.

“Dentro das suas muitas indicações, está a prevenção de doenças sérias como a Ler (Lesão pelos Esforços Repetitivos) e Dort (Distúrbios Oste-musculares Relacionados ao Trabalho). A ideia é oferecer um treinamento para um líder de cada setor, formando multiplicadores de maneira que todas prédios públicos, escolas centros de educação infantil, ESFs, e outros locais possam ser plenamente atendidos”, explica a fisioterapeuta Valéria.

Ao reforçar seu comprometimento com a valorização dos servidores, Gilberto disse que faz questão de participar da aula inaugural de ginástica laboral e sempre que estiver dando expediente na prefeitura, fará o possível para se exercitar junto aos funcionários. “São apenas 10 minutos de atividades físicas. O tempo parece pouco, mas os benefícios são inúmeros. Em várias prefeituras, a ginástica laboral já funciona e tem dado bons resultados. Esperamos que a experiência seja positiva aqui também”, encerra o gestor de Nova Andradina.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.