Publicado em 10/09/2021 às 08:26, Atualizado em 10/09/2021 às 12:32

Reunião com produtores do Assentamento Teijin visa aumentar a produção de leite

Fernando Nascimento, Agraer
Cb image default
Imagem: Divulgação

A Agraer reuniu-se com produtores de leite do Assentamento Teijin, em Nova Andradina, para discutir com lideranças da Cooperativa Coopav e cooperados. Na oportunidade estiveram presentes cerca de 45 produtores, juntamente com a Direção da Agraer, a Gerência de Desenvolvimento Agrário – GDA e as Coordenações Regional e Local, onde foram debatidas ações e iniciativas que poderão ser implementadas visando a melhoria do sistema produtivo local.

Os produtores receberam, em 2020, 19 resfriadores de 1.000 litros que são utilizados para armazenamento da produção leiteira, que é enviada para o laticínio de Jateí, a cada 02 dias.

Esses equipamentos foram cedidos pela Agraer, com a interveniência da Prefeitura Municipal. A fonte de recursos para aquisição dos mesmos foram emendas do Deputado Federal Wander Loubet e do ex-Deputado Federal Zeca do PT, com contrapartida do Governo do Estado.

O Coordenador Rodrigo Zanoni orientou a retirada de amostra de solo para análise laboratorial, a ser feita no laboratório da Iagro, para futura interpretação e indicação correção, em especial de capineiras.

O Diretor Financeiro da Cooperativa José Barbosa Neto (Netinho) destacou que “esse apoio da Agraer é muito importante para mudarmos a realidade de nossos cooperados, que estão enfrentando grandes dificuldades com a falta de alimentos para o gado, principalmente nesse ano, que além da seca, tivemos duas geadas fortes. O gado não tem o que comer”.

O Presidente da Coopav Waldecir Alves dos Santos destacou a importância da parceria e do apoio do Deputado Vander Loubet, representado pelo seu assessor Humberto Mello e do Vereador Josenildo do Nascimento (Ceará).

“Os equipamentos cedidos devem ser melhor aproveitados, para isso é fundamental que façamos um trabalho mais intensivo junto a esses produtores, pois são todos pequenos, com pouca ou nenhuma capacidade de investimento, sem acesso ao crédito por falta de documentos que comprovem a posse da terra e aptidão ao Pronaf, entre outras dificuldades que pretendemos superar, juntos”, destacou o Diretor-Executivo da Agraer, Fernando Nascimento.

Os produtores ficaram bastante esperançosos e otimistas com o que ouviram na reunião, além da oportunidade de expressarem suas dificuldades. Programas como o Pró-Fertiliza MS, mais conhecido como o Programa do Calcário, é fundamental para início do processo de recuperação de pastos degradados.

Outros apoios também serão implementados, tais como: regularização documental junto ao Incra, análise de solo, formação de capineiras, assistência técnica, doação de veículo para a Cooperativa, entre outros.