Buscar

Rio Samambaia invade trecho da via de acesso à zona rural de Batayporã

Devido à intensidade das chuvas que têm atingido o Estado de Mato Grosso do Sul nos últimos meses, várias cidades já decretaram estado de emergência e amargam os prejuízos causados pelas precipitações. A maior dificuldade enfrentada pelos municípios é com relação às estradas vicinais que estão sendo devastadas pela força das águas e, em algum pontos, chegando até a ficar com acesso bloqueado.

Leia também
  • Chuva alaga estradas e isola famílias rurais em Taquarussu
  • Chuvas voltam a provocar danos em estradas rurais de Batayporã
  • Chuvas voltam a causar prejuízos em Ivinhema e Batayporã
  • Condições das estradas poderão dificultar escoamento de safra na região
  • Municípios atingidos pelas chuvas vão receber R$ 29 milhões
  • Governo autoriza produtor a abrir valas de drenagem nas lavouras ameaçadas pelas fortes chuvas

O Nova News recebeu um vídeo, que foi enviado por um internauta, mostrando que as águas do Rio Samambaia tomaram conta do trecho da estrada liga a cidade de Batayporã à região dos assentamentos São Luiz, São João e Mercedina.

 

Em contato com moradores da região, o site foi informado de que o fato é incomum e que essa é uma das maiores cheias do Rio Samambaia.

Fato semelhante

No início do ano de 2016, famílias residentes no Assentamento Bela Manhã, no município de Taquarussu, ficaram praticamente isoladas em decorrência das fortes chuvas.  

 

A enxurrada alagou as duas principais estradas que são utilizadas por moradores daquele local. As famílias permaneceram isoladas durante cerca de 20 dias. 

 

A única maneira de sair ou chegar até os lotes era a pé, enfrentando a cheia. Os moradores receberam auxílio da Prefeitura Municipal e da Defesa Civil do Estado de Mato Grosso do Sul.

Segundo o sistema de meteorologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), desde 1979, quando a estação meteorológica começou a operar no Estado, Mato Grosso do Sul não registrava um volume tão intenso de chuvas. Esse grande registro de precipitações está gerando muita preocupação, principalmente com relação à questão agrícola. Várias medidas já foram tomadas no sentido de facilitar a colheita e escoação de grãos, mas ainda assim, muitos agricultores estão perdendo suas safras devido às chuvas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.