Buscar

Roda de conversa celebra Dia Internacional das Pessoas com Deficiência em Nova Andradina

Evento foi promovido neste sábado (5) pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Regional de Reabilitação

Cb image default
Imagem: Cogecom

O Centro de Regional de Reabilitação – CRR sediou neste sábado (5) uma roda de conversa entre pacientes, que apresentam algum nível deficiência e profissionais em reabilitação, para a construção de um espaço de diálogo e aprendizado mútuo.

O evento, alusivo ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (03 de dezembro), foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e mobilizar para a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas; além de aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela inclusão das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural.

Para abordar a temática, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CRR, convidou o palestrante Odair José De Melo, Membro Comissão de Acessibilidade e Inclusão na Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. O profissional relatou que a deficiência é vista na pessoa, mas esta é uma visão distorcida pois, em tese, é uma inversão de olhar do preconceito capacitivo.

Cb image default
Imagem: Divulgação

“Na verdade, quando estamos expostos no mundo observamos que a deficiência está no ambiente criado para algumas pessoas. Muitos só se dão conta da verdadeira acessibilidade quando sua locomoção é interrompida, porém o que precisamos é de um mundo menos deficiente e mais eficiente! Se todos pudessem ter empatia suficiente para perceber que o que falta é um olhar com carinho à sua volta, seria possível observar que, de fato, são os ambientes que tornam as pessoas deficientes”, observou.

O paciente Kléber Silva Guntendolfer, conhecido como “Passoka”, passou sua experiência de vida e história de superação. “Gostaria de agradecer ao convite para essa roda de conversa. Foi incrível, muitas experiências trocadas e muitas pessoas motivadas a dar o seu melhor a cada dia para fazer valer as leis de acessibilidade e a inclusão, para que as pessoas possam viver com dignidade e autonomia. Sei que este é um passo importante para avançarmos nas políticas públicas de acessibilidade no município”, reiterou o convidado.

O encontro terminou com uma dinâmica realizada pela equipe de psicólogas da unidade de saúde, na qual o intuito era a conscientização do trabalho em equipe, onde há necessidade do trabalho mútuo para atingir um bom resultado na reabilitação. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.