Publicado em 14/05/2020 às 17:32, Atualizado em 14/05/2020 às 21:52

Roda de tereré teria sido principal fonte de contaminação do covid-19 em cidade de MS

Guia Lopes da Laguna conta com 52 casos confirmados do novo coronavírus

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Bebida tradicional do MS seria principal fator de contaminação em Guia Lopes da Laguna - Foto: José Almir Portela/Nova News

O compartilhamento do tereré com uma pessoa que já estava infectada teria sido a principal fonte de contaminação do covid-19, em Guia Lopes da Laguna, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com o Midiamax, após o estudo e análise da teia de contaminação da Covid-19 no município, ficou confirmado que uma só pessoa contaminou as outras 51. O primeiro paciente positivo no município foi confirmado no dia 5 de maio em um frigorífico local, que fechou logo após a notificação, e em 72 horas, a cidade já contabilizava 12 casos confirmados.

Ainda de acordo com o site, o secretário da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Marcelo Gonçalves, fez um alerta à população, “Agora não é mais só funcionário do frigorífico, pela investigação que nós fizemos aqui, a maioria dos funcionários que se contaminaram foi por meio do tereré. A minha recomendação é de que você realmente não utilize tereré com outras pessoas, é claro que isso é algo cultural nosso, mas tenha o seu tereré e não divida ele com outras pessoas nesse momento”.

A cidade foi a primeira  do estado a decretar lockdown (fechamento geral) no dia 07 de maio devido ao surgimento acelerado de novos casos. Com a medida, os moradores do município podem sair de suas residências somente duas vezes por semana, de acordo com o mês de nascimento, para serviços básicos. *(Com Midiamax)