Buscar

Rotary entrega aparelhos no valor de R$ 11 mil para o Hospital São Lucas da cidade de Batayporã

Na tarde desta quinta-feira (12), o Rotary Club da cidade de Batayporã realizou a entrega de um monitor multiparamétrico e um mini ventilador de pressão respiratória, aparelhos adquiridos com recursos arrecadados durante o último Costerneiro, evento realizado anualmente pelo Rotary Club, cuja a arrecadação é destinada para entidades e ações sociais.

De acordo com o médico, José Roberto Battistetti, os aparelhos servirão para equipar a unidade e dar agilidade nos atendimentos de emergência. Segundo ele, o aparelho multiparamétrico tem a capacidade de substituir um funcionário, uma vez que o monitor consegue apresentar para o médico o eletrocardiograma, a frequência cardíaca, respiração por bioimpedância, pressão arterial, saturação de oxigênio e temperatura.

A entrega dos aparelhos foi realizada na sala de recepção do Hospital São Lucas de Batayporã (Imagem: Germino Roz/Nova News)

O médico do Hospital São Lucas, Lucas Duarte Franco, comemorou a chegada dos aparelhos e disse que o hospital fará bom uso dos novos equipamentos. O mini ventilador de pressão respiratória por exemplo, trará agilidade para o atendimento ao paciente que necessita de apoio respiratório. A função do aparelho é de bombear ar aos pulmões e possibilitar sua saída de modo cíclico para oferecer o suporte ventilatório ao sistema respiratório.

Lucas Franco lembra que certa vez, durante a transferência de um paciente, ele e uma enfermeira tiveram que revezar na bomba de oxigênio manual, da cidade de Batayporã até Dourados, e depois de Dourados até Campo Grande. O médico recorda que no dia seguinte, tanto suas mãos como as mãos da enfermeira que o acompanhava estava duras e doloridas de tanto que tiveram que bombear ar ao paciente.

Os médicos, Lucas Duarte e José Roberto Battistetti explicaram quais utilidades terão os novos aparelhos (Imagem: Germino Roz/Nova News)

O médico conta que desde que passou a atender a unidade de Batayporã, está buscando, junto à diretoria do hospital, adquirir novos e modernos aparelhos que atendam a necessidade da comunidade. A diretoria do São Lucas, representada por Disvaldo Ademir da Roz, diretor da entidade, reconheceu que as dificuldades enfrentadas pela unidade de saúde são grandes, mas que através de parcerias, como a do Rotary Club, o hospital tem conseguido melhorar o atendimento.

“Agradecemos ao Rotary Club e a todos os colaboradores. A instituição é filantrópica, vive por meio de convênios e doações, e toda a ajuda recebida é bem vinda. Que Deus ilumine cada um dos colaboradores", disse Disvaldo. A solenidade de entrega contou com a presença dos doadores, Romana Duarte e do vice-prefeito José Antônio dos Santos. Além destes, estiveram presentes também, o presidente do Rotary de Batayporã, Milton Toshio, o Diácono Cícero, além de vários outros companheiros do Rotary Club de Batayporã.

Milton recordou as doações já realizadas para o São Lucas em outras oportunidades. Uma cama moderna para a realização de preventivos, um aparelho de desfibrilador, e um moderno aparelho de endoscopia. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.