Buscar

Saída de comandante da Força Tática gera apreensão em Nova Andradina

Capitão Nelson Vieira Tolotti deixou o posto nesta semana e passou a subcomandar do 8º BPM

Após forte clamor público em meio a índices alarmantes de criminalidade vivenciados em Nova Andradina, a saída do capitão Nelson Vieira Tolotti, à frente da Força Tática, anunciada nesta semana, passou a ser motivo de apreensão junto à sociedade.

Membros do Conselho Comunitário de Segurança, um dos principais interventores da volta de Vieira à Nova Andradina, vê com preocupação o cenário que o município pode enfrentar sem a dura repressão do grupo especial da Polícia Militar após ser remodelado em 2017 quando o capitão reassumiu o posto.

Cb image default
Capitão deixou de chefiar a Força Tática e passou a subcomandar o 8º BPM - Foto: Luciene Carvalho/Arquivo Nova News
Cb image default
Membro do Conselho vê com preocupação saída do capitão - Foto: Luciene Carvalho/Arquivo Nova News

Na análise do presidente à época, Walter Aparecido Bernegozzi Junior, a transição de comando da Força Tática pode colocar em risco o melhor patamar de segurança que a população passou a ter. “Ao que percebo, a sociedade se vê apreensiva com a saída do capitão pelo seu histórico do trabalho em ser um profissional que sempre ajudou a controlar a criminalidade na cidade ao manter níveis de segurança aceitáveis. Quem mora em Nova Andradina pode testemunhar tal situação de como era e de como passou ser a cidade com a retomada de Vieira na Força Tática”, pontua o advogado que também é presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB.

Lamentando a nova remodelação da Força Tática, Bernergozzi referencia Vieira como um policial vocacionado para esse tipo de ação ao ter um peso enorme na redução da criminalidade na cidade. “Como munícipe, não gostaria de ver uma alteração em um time que está ganhando. Gostaríamos de ver a polícia resolver os pontos que apresentam maior deficiência como, por exemplo, a questão de efetivo, entre outros”.

Questionado sobre como vê a decisão do novo comando da PM, o advogado deu ênfase à atuação inicial do coronel ao notar uma maior sensação de presença da polícia nas ruas e praças da cidade. “Trata-se de um comandante com um currículo muito bom e que tem mostrado um importante trabalho em Nova Andradina, todavia, nessa alteração tenho receio que a qualidade no combate à criminalidade pode ser afetada. Não consigo enxergar a retirada do Vieira da Força Tática como um fator positivo”, relata o membro do Conselho ao lembrar como foi custoso o processo de intervenção para a volta do capitão e que agora vê indo embora.

Cb image default
Coronel afirmou que transição não irá afetar as ações de repressão à criminalidade - Foto: Arquivo Nova News

Comandante explicou ao Nova News motivo da transição

Procurado pelo Nova News, o comandante do 8º BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente coronel Josafá Pereira Dominoni, explicou à reportagem que a remodelação da Força Tática tem inicialmente como prerrogativa a promoção do então comandante, antes tenente, ao posto de capitão.

“Seguindo as funções específicas legais, o Vieira não pode mais continuar atuando na linha de frente nas ações diretas da Força Tática. Vale lembrar, no entanto, que ele assumiu o subcomando do batalhão e será o responsável em operacionalizar o grupo com a mesma autonomia de antes”, detalha o coronel.

Conforme o coronel, a transição não irá afetar as ações de repressão à criminalidade que passarão a ter maior incremento nas ruas de Nova Andradina. “Trata-se de uma decisão estratégica que otimizará ainda mais o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar. O 2ª tenente Doval Ferreira Garcia, que assume a Força Tática, tem formação específica na área. Além de ser formado em ações táticas em São Paulo, já comandou a Força Tática de Aquidauana”, enfatizou Dominoni ao falar que dentro em breve será realizado um treinamento para os policiais do grupo junto com o BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e neste sábado (30) chegarão dois cães para o fomentar o trabalho nas ruas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.