Publicado em 20/12/2021 às 07:15, Atualizado em 20/12/2021 às 11:15

SAMU de Nova Andradina realizou mais de 1.645 atendimentos ao longo de 2021

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

De janeiro até o dia 15 de dezembro de 2021, a unidade de Nova Andradina do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou 1.645 atendimentos.

Conforme apurado pelo Nova News junto à coordenação do serviço, as ocorrências de natureza clínica foram 1.152, sendo que, destes, 743 são descritos como não especificados, 35 como dores abdominais, 32 como dispneia, 29 como convulsões e 23 como alcoolismo.

Os traumas foram 302; os atendimentos pediátricos 32 e 01 ocorrência envolvendo recém-nascido, no caso, com broncoaspiração (aspirou leite materno).

Ao longo de 2021, foram atendidos também 85 ocorrências de natureza psiquiátrica, sendo 15 distúrbios neurodegenerativos, 09 por agitação psicomotora e 08 tentativas de suicídio. Houveram ainda outros 29 chamados de natureza não informada.

No detalhamento dos chamados por traumas (302), SAMU atendeu 47 casos de queda da própria altura, 34 acidentes entre motocicletas e carros, 26 acidentes apenas com motocicletas e ainda outras 107 ocorrências não especificadas.

O SAMU é um serviço desenvolvido pelo Ministério da Saúde em conjunto com as secretarias municipais de Saúde.

Ao acionar o telefone 192, que atende 24h, o cidadão é atendido por uma central de regulação de emergências médicas, que, no caso de Nova Andradina e de outras cidades da região, fica em Dourados.

Segundo a coordenação, é importante que, ao telefonar para o 192, a pessoa explique com calma ao atendente qual é a situação. Por padrão, são feitas algumas perguntas e isso ocorre para que o atendimento seja realizado da forma mais adequada possível.

Aproveitando a oportunidade, coordenação local ressalta que não é atribuição do SAMU o transporte de pacientes para consultas, realização de curativos e demais procedimentos que não sejam caracterizados como urgência ou emergência e que para estas finalidades há o serviço de transporte da Secretaria de Saúde.

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!