Buscar

Saúde cardíaca: Nova Andradina recebe seu primeiro equipamento para avaliação de marca-passo

Serviço é ofertado pelo Hospital Cassems

Cb image default
Aparelho de fabricação alemã ficará de forma permanente no Hospital Cassems de Nova Andradina - Imagem: Acácio Gomes 

Desde este dia 17 de maio de 2021, Nova Andradina passou a contar com seu primeiro programador para avaliação de marca-passo. O aparelho, de fabricação alemã, disponível na unidade local do Hospital da Caixa de Assistência ao Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), vem ao encontro da demanda de pacientes que, até então, precisavam se deslocar para Dourados, Campo Grande ou até mesmo para outros estados - Precisando de assessoria de imprensa? Acesse www.acaciojornalista.com.br ou siga @acaciojornalista no Instagram e saiba mais.

O médico João Luiz Itagiba Fonseca, profissional com atuação em cirurgia cardíaca, implante de marca-passo e terapia intensiva e que atende no Hospital Cassems, explica que equipamentos similares já estiveram anteriormente na cidade, mas apenas de forma pontual e mediante solicitação. “É a primeira vez que temos esse aparelho disponível de maneira permanente no município”, afirma.

Dr. João Luiz explica que o marca-passo é um aparelho cirurgicamente implantado no paciente e que tem como função regular a frequência cardíaca em casos em que, por alguma doença, o coração não consegue manter seu ritmo natural.

Cb image default
Médico explica que o marca-passo necessita de avaliação duas vezes ao ano - Imagem: Acácio Gomes

“A bateria do marca-passo e o próprio equipamento, como um todo, tem tempo de vida útil e, por isso, necessita de avaliação periódica. As diretrizes brasileiras recomendam pelo menos duas vezes ao ano”, pontua o médico, ao afirmar que nos casos em que os pacientes são totalmente dependentes do marca-passo, uma falha, por exemplo, por falta de bateria, pode levar o seu portador à morte.

“A avaliação do marca-passo é simples, feita em consultório, dura entre 10 a 15 minutos, mas que é de suma importância para a vida do portador. O programador possui uma antena, que é posicionada externamente junto ao peito do paciente, então é feita a captação do sinal emitido do marca-passo e o aparelho faz a interpretação dos dados, que são transformados em informações e parâmetros a serem analisados pelo médico”, detalhou.

João Luiz conta que o marca-passo possui um módulo de memória, que registra eventos relacionados ao funcionamento do coração, portanto, na avaliação, é possível ter acesso a dados anteriores ao momento da consulta, o que contribui para um diagnóstico mais preciso.

O médico explica que há cerca de um ano realiza articulações junto a fabricantes de marca-passos que atendem a região. “As negociações continuam, visando ampliar ainda mais esse serviço, para que possamos atender a todos os portadores de marca-passo de Nova Andradina e da região”, garante.

Aparelho faz a leitura dos dados do marca-passo de forma simples e rápida - Imagens: Acácio Gomes

“Os marca-passos atuais são muito modernos, raramente sofrem interferências de equipamentos externos e podem proporcionar aos seus portadores uma vida normal, com poucas restrições, porém, o paciente não deve deixar de lado as avaliações. O marca-passo é uma prótese e como tal precisa dos devidos acompanhamentos”, recomenda o médico, ao comemorar a conquista com relação à realização do procedimento em Nova Andradina.

Cuidar do coração

O cirurgião cardíaco aproveitou a oportunidade para alertar a população para que cuide da saúde do coração, por meio da alimentação balanceada, prática de atividades físicas, hábitos saudáveis e fez uma afirmação incisiva sobre o cigarro. “Fumo é quase sinônimo de problema cardíaco, seja a médio ou a longo prazo. Quem não fuma, que nunca fume e quem fuma, que pare de fumar”, enfatizou.

Plano de expansão

Cb image default
Hospital Cassems fica na Rua Walter Hubacher, 748, em Nova Andradina - Imagem: Acácio Gomes

Dr. João Luiz também falou sobre o plano de expansão do Hospital Cassems de Nova Andradina, que visa, em um futuro próximo, oferecer cirurgias cardíacas, implante de marca-passo, procedimentos de cateterismo, bem como deverá contar com setor de Nefrologia e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Cb image default
PUBLICIDADE

Serviço

O médico João Luiz Itagiba Fonseca, que é natural do Estado de Goiás, estudou na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e no Instituto de Cirurgia do Coração de Londrina (PR), tendo como especialidade cirurgia cardíaca, implante de marca-passo e terapia intensiva.

Ele atende por meio de todos os convênios parceiros do Hospital Cassems e também de forma particular, sendo que, pacientes portadores de marca-passo podem entrar em contato com a unidade para informações sobre a compatibilidade do aparelho programador.

A unidade de Nova Andradina do Hospital Cassems fica na Rua Walter Hubacher, 748, centro, telefone (67) 3499-0700. Consultas eletivas podem ser agendadas pelo Whatsapp (67) 9 9168-5672.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.