Buscar

Saúde descentraliza atendimento e ESFs iniciam Teste do Pezinho 

A partir deste mês, todas as nove Estratégias Saúde da Família (ESFs), em Nova Andradina e no distrito Nova Casa Verde, estão aptas para realizar o Teste do Pezinho. O início do procedimento nas unidades foi confirmado nesta semana pelo prefeito Roberto Hashioka e pelo secretário municipal de Saúde, Silvio Senhorini. “A triagem neonatal é realizada de forma descentralizada desde fevereiro deste ano, quando o teste, que visa prevenir doenças nos primeiros dias de vida do bebê, era realizado exclusivamente no Centro de Especialidades Médicas [CEM]”, explicou o secretário Silvio Senhorini. 

    Iniciativa irá possibilitar ampliação do atendimento  -  Imagens: Thiago Odeque/PMNA

Atualmente, o município realiza uma média de 60 testes do pezinho por mês. “Este exame é de extrema importância, pois permite o diagnóstico precoce de sete doenças, entre metabólicas, congênitas e infecciosas. Dentro de nossa meta de aumentar os cuidados com as gestantes e recém-nascidos, o que também resultará em um menor índice de mortalidade infantil, a ampliação desse serviço é essencial”, enfatizou o prefeito Roberto Hashioka.Segundo a enfermeira responsável pelo programa Saúde da Criança, Milene Marques, o objetivo de descentralizar a triagem neonatal é facilitar o acesso ao atendimento e a realização de exames. “Queremos tornar o teste mais acessível, pois como deve ser feito entre o terceiro e quinto dia de vida, muitos pais não conseguiriam transportar os recém-nascidos até o CEM”, explicou.

“Se acaso for diagnosticado alguma alteração que prejudique o bebê, o tratamento se torna muito mais simples nos primeiros dias, mas caso os pais não possam realizar nos primeiros dias, o teste ainda pode ser feito durante todo o primeiro mês de vida da criança. O importante é que não se deixe de realizar o teste”, completou a enfermeira da ESF Irman Ribeiro, Ingrid BumbierisPara realizar o Teste do Pezinho, basta que a mãe ou responsável leve a criança até a Estratégia de Saúde da Família de sua referência, portando Cartão do SUS, certidão de nascimento e caderneta da criança.Mais informações podem ser obtidas nas próprias ESFs ou no CEM. Os telefones para contato são: ESF Horto Florestal (3441-7769), ESF Vila Beatriz (3441-7606), ESF Irman Ribeiro (3441-6018), ESF Vila Operária (3441-4488), ESF São Vicente (3441-4371), ESF Centro (3441-4783), ESF Morada do Sol (3441-7705), ESF Centro Educacional (3441-4420), ESF Nova Casa Verde (3499-1085) e CEM (3441-4185), para áreas sem cobertura de ESF. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.