Buscar

Saúde do homem – Nova Andradina conta com novo médico urologista

Especialista atende no Hospital Cassems e na Clínica NefroCárdio

Cb image default
Urologista integra a equipe do Hospital Cassems, atende na Clínica NefroCárdio e cumpre plantões no Hospital Regional - Imagem: Acácio Gomes

A partir de agora, Nova Andradina conta com um novo profissional que atua nos cuidados da saúde masculina. Trata-se do médico cirurgião geral e urologista Dr. Lídio Raphael Duarte Espíndola, de 34 anos, vindo de Arapongas (PR)  - Precisando de assessoria de imprensa? Acesse www.acaciojornalista.com.br ou siga @acaciojornalista no Instagram e saiba mais.

Formado no exterior e aprovado no Revalida (exame que subsidia o processo de revalidação dos diplomas de médicos que se formaram em outros países e querem atuar no Brasil), Dr. Lídio trabalhou em São João do Ivaí (PR), fez residência médica no Hospital Norte Paranaense (HonPar), em Arapongas, com dois anos de Cirurgia Geral e três anos em Urologia.

Segundo o médico, Nova Andradina, que é um município em plena expansão, chamou sua atenção, fazendo com que ele escolhesse a Cidade Sorriso como o seu novo local para morar com a família e realizar seus atendimentos na unidade do Hospital da Caixa de Assistência ao Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) e na Clínica NefroCárdio, além de cumprir plantões no Hospital Regional (HR) Francisco Dantas Maniçoba.

“Tive outras propostas, mas o potencial de Nova Andradina chamou minha atenção e, por esse motivo, optei por esse lugar maravilhoso, tanto para prestar meus serviços quanto para viver com minha família. Fui muito bem acolhido no Cassems, na NefroCárdio e no HR e tenho boas expectativas quanto à contribuição que posso oferecer para a saúde e o bem-estar da população de todo o Vale do Ivinhema”, afirma.

Cb image default
Dr. Lídio quer trazer novos procedimentos para Nova Andradina - Imagem: Acácio Gomes

Estudo Urodinâmico

Dr. Lídio Raphael Duarte Espíndola explica que, em breve, pretende implantar na cidade o Exame de Estudo Urodinâmico, o qual avalia fatores como a sensibilidade da bexiga, volume de enchimento, a existência de contrações e a capacidade que ela tem de se esvaziar, bem como outros componentes do sistema urinário.

O médico detalha que esse exame é indicado para pacientes que possuem algum tipo de disfunção miccional, seja a perda involuntária de urina, dificuldades ao urinar e outras variáveis qualificadas como incontinências urinárias.

“Para realização desse exame é preciso um equipamento que está em fase de aquisição. Em breve iniciaremos a realização desse tipo de exame aqui em Nova Andradina”, garante.

Cirurgias

O urologista também adiantou que há um projeto em andamento para realização de cirurgias Videolaparoscópicas Urológicas, que é um tipo de procedimento menos invasivo, por meio do qual se visualiza a cavidade abdominal através de uma videocâmera onde há uma melhor visualização das estruturas anatômicas, menor risco para o paciente e menor tempo de recuperação no pós operatório.

“Meu objetivo é trazer novidades que contribuam para a saúde e o bem-estar dos homens, por meio de exames preventivos e de procedimentos que melhorem a qualidade de vida desse público”, garante o urologista, que atua também no tratamento de impotência sexual, seja por meio de medicamentos ou através de procedimentos cirúrgicos.

Dr. Lídio, inclusive, participou recentemente de um mutirão de cirurgias urológicas realizado no Hospital Cassems, ao lado dos companheiros urologistas Dr. Gustavo Battistetti, Dr. José Ricardo Cruz Silvino.

Cb image default
Médico esteve recentemente na redação do Nova News, onde falou sobre seu trabalho - Imagem: Acácio Gomes

Dica do especialista

Segundo o médico, para manter em dia a saúde do sistema urológico é preciso estar atendo para a hidratação do corpo, evitar alimentos com altos teores de sódio, que podem levar à formação de cálculos, e manter hábitos saudáveis de vida como alimentação balanceada e prática de atividades físicas.

Câncer de próstata

O especialista Dr. Lídio aproveitou a oportunidade para alertar os homens quanto à importância da realização de exames preventivos ao câncer de próstata, que é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Inclusive, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, até 2022.

“O câncer de próstata é silencioso. Geralmente quando apresenta sintomas, a situação já é bastante grave, motivo pelo qual o diagnóstico precoce é a melhor estratégia. Todo homem a partir dos 50 anos de idade deve fazer esse acompanhamento. No caso de homens negros ou com histórico de câncer de próstata na família, a idade para o início desse acompanhamento é a partir dos 45 anos”, alerta.

Cb image default
CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Atendimentos

O urologista Lídio Raphael Duarte Espíndola atende no Hospital Cassems, de forma particular e através dos convênios parceiros da unidade. O Cassems de Nova Andradina fica na Rua Walter Hubacher, 748, centro, telefone (67) 3499-0700. Consultas eletivas podem ser agendadas pelo Whatsapp (67) 9 9168-5672.

Ele também atende na Clínica NefroCárdio, que fica na Rua Walter Hubacher, 1.759. Agendamentos podem ser feitos pelo celular / WhatsApp (67) 9 9953-4261.

Como já informado, Dr. Lídio cumpre ainda plantão do HR de Nova Andradina, porém, neste caso, não é possível agendamento, uma vez que a unidade é 100% Sistema Único de Saúde (SUS).

Saiba mais

Para saber mais o trabalho do urologista Dr. Lídio Raphael Duarte Espíndola, as pessoas interessadas podem segui-lo no Instagram.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.