Publicado em 03/02/2021 às 18:20, Atualizado em 04/02/2021 às 00:17

Saúde investiga possível óbito por Covid-19 no município de Batayporã

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

A Secretaria de Saúde investiga mais um possível óbito por Covid-19 no município de Batayporã. A vítima é uma mulher de 58 anos, que não teve o nome divulgado.

Conforme apurado pelo Nova News, ela teve contato com caso confirmado, mas, a princípio, não apresentou sintomas.

Apenas nas últimas horas a moradora passou mal, sendo encaminhada para o Hospital Regional de Nova Andradina, onde entrou em óbito.

Foi coletado material para realização de exame pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em Campo Grande, cujo resultado deve ser divulgado nos próximos dias.

Até esta quarta-feira (03), Batayporã contabilizava 07 óbitos confirmados por Covid-19 desde o início da pandemia.

Logo após a publicação desta matéria, a Prefeitura de Batayporã emitiu uma nota de esclarecimento sobre o caso, que segue reproduzido na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO: óbito de mulher de 58 anos

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã informa que acompanha a investigação acerca da causa de falecimento de uma mulher de 58 anos durante esta quarta-feira (03).

Informa-se ainda que a vítima acionou serviço médico de urgência. Ao constatar pulsação baixa, a equipe de atendimento a encaminhou imediatamente ao Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba, em Nova Andradina.

Ciente de que a vítima teve contato com pessoa portadora de Covid-19, o Hospital Regional realizou coletas para teste rápido e método swab. A unidade comunicou resultado positivo do teste rápido. Todavia, o exame por swab deverá ser confirmado em até três dias pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Por este motivo, o caso é registrado como suspeito conforme os protocolos de notificação da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS).

A vítima já estava sob monitoramento da rede municipal de Saúde desde o último dia 30 de janeiro e não relatou sintomas da doença à agente comunitária de endemias responsável pelo acompanhamento. A profissional realizava contatos telefônicos com a família da vítima sistematicamente.

Quando do conhecimento de que a vítima apresentou vômito e diarréia no período da manhã, a orientação foi a de que a mesma se encaminhasse para atendimento no Centro de Triagem para Covid-19, o que não ocorreu.

Tão logo o Lacen comunicar o resultado do exame, a Secretaria de Saúde promoverá mais esclarecimentos. Destaca-se que as informações por ora fornecidas respeitam os protocolos de notificação e, principalmente, a privacidade da vítima e sua família. (Matéria editada às 20h16 de 03/02/2021 para acréscimo da nota encaminhada pela Prefeitura Municipal).

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!