Publicado em 20/04/2016 às 08:37, Atualizado em 26/04/2017 às 16:11

Saúde promove capacitação sobre Programa Nacional de Controle do Tabagismo

, Cogecom

De acordo com a enfermeira e coordenadora da Atenção Básica de Nova Andradina, Simone Aparecida Marega, através de planejamento estratégico, serão implementadas iniciativas que promovem a mudança na aceitação do cigarro, principalmente em relação ao estímulo para que as pessoas deixem de fumar. A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina realizou na última semana, no Auditório da Prefeitura de Nova Andradina, capacitação sobre o Programa Nacional de Controle de Tabagismo. A formação tem como público-alvo os médicos, enfermeiros e odontólogos que atuam nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município.

Médicos, enfermeiros e odontólogos das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) foram capacitados (Imagem: Thiago Odeque/PMNA)

“Nosso objetivo, ao implantar o programa de Controle ao Tabagismo é reduzir a morbimortalidade ocasionada pelo tabaco, facilitando ao usuário, o acesso ao acompanhamento e tratamento anti-tabaco”, destaca a profissional. “Com a capacitação, os profissionais da saúde atuam de forma contínua e dentro da realidade de suas rotinas”, explica.

Para o secretário de Saúde, Silvio Senhorini, com a capacitação, os profissionais se tornam multiplicadores das informações e atuam conscientizando os pacientes, reforçando a política municipal de saúde. “O Governo Municipal encabeça ações significativas voltadas à saúde e à humanização da atenção em saúde. Um processo contínuo, estabelecido por determinação do prefeito Roberto Hashioka”, completa.

O PROGRAMA

O Programa Nacional de Controle de Tabagismo tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados de tabaco, por meio de ações educativas, de comunicação e de atenção à saúde. A ideia é associar essas ações às medidas legislativas e econômicas e assim prevenir a iniciação ao tabagismo e contribuir para que mais pessoas parem de fumar.

As ações do Programa são desenvolvidas em parceria pelas três instâncias governamentais – federal, estadual e municipal – para capacitar e apoiar os municípios brasileiros e abrangem as áreas da educação, legislação e economia.