Publicado em 08/05/2021 às 08:50, Atualizado em 08/05/2021 às 12:56

Saúde Única: Mutirão de Castração em Anaurilândia destaca a importância do Médico Veterinário

Assessoria, CRMVMS
Cb image default
Imagem: José Almir Portela/Nova News

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), Rodrigo Piva participou do mutirão de castração realizada no município de Anaurilândia, nesta sexta-feira (07) por meio da Unidade Móvel de Castração de Cães e Gatos (Castramóvel) do Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema (Codevale).

Para Rodrigo Piva a ação destaca o papel do médico veterinário que garante o bem-estar animal e também promove a Saúde Única “Esse reflexo da saúde pública é importante, pois as zoonoses (doenças transmitidas entre animais e pessoas e que podem ser causadas por bactérias, parasitas, fungos e vírus) são evitadas graças a atuação do médico veterinário. Quero parabenizar todos os veterinários que atuam neste projeto que na profissão se preocupam além do bem-estar animal, mas também da saúde única, onde o veterinário cuida da saúde animal, da saúde humana e também do meio ambiente”, disse Piva.

Para a diretora-executiva da CODEVALE, Daniele Cabriotti a implantação do Castramóvel irá atender aos anseios da população e fazer o controle populacional dos cães e gatos. “É muito difícil para uma prefeitura arcar com as despesas operacionais do castramóvel, por isso, o CODEVALE participa desse projeto que hoje atende a população de Anaurilândia”.

O deputado estadual e médico veterinário Márcio Fernandes participou da ação doando os microchips que foram implantados nos animais castrados no evento. “O animal com chip carrega todas as informações de vacina, endereço do tutor, nome, tudo. O Codevale começa hoje a castração com 29 cães machos e todos vão sair com chip”.

O presidente do Codevale, o prefeito de Santa Rita do Pardo, Dr. Lúcio Costa (Podemos), elogiou o trabalho em equipe das instituições e também dos profissionais que atuam no Codevale. “A aproximação do deputado Marcio Fernandes, com o CRMV e as prefeituras tem proporcionado esse atendimento à população. Quero agradecer a todos”, ressaltou.

Também participaram do evento: o prefeito de Anaurilândia, Edinho Takazono (PSDB) junto com a 1ª dama Luiza Takazono, o prefeito de Aparecida do Taboado, José Natan (Podemos), acompanhando com o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Costa Leste (Cidecol), Mauro Bremm.