Publicado em 23/02/2022 às 18:04, Atualizado em 23/02/2022 às 22:17

Sebrae apresenta resultados do programa Cidade Empreendedora à Prefeitura de Anaurilândia

Sebrae apresenta resultados do programa Cidade Empreendedora à Prefeitura de Anaurilândia

Redação Nova News,
Cb image default
Prefeito Edinho Takazono e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Elizeu Muchon, estiveram na sede do Sebrae - Imagem: Divulgação

Na tarde desta quarta-feira (23), o Sebrae/MS apresentou à Prefeitura Municipal de Anaurilândia os resultados do trabalho desenvolvido no município pela instituição por meio do programa Cidade Empreendedora. O relatório final foi entregue para o prefeito, Edinho Takazono, pelo diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, durante uma reunião realizada em Campo Grande.

Também participaram do encontro o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Elizeu Gonçalves Muchon, a gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Vanessa Pereira Reis, e a analista-técnica, Fernanda Lopes.

Anaurilândia participou do primeiro ciclo do programa Cidade Empreendedora. De 2019 a 2021, o município foi acompanhado pelo Sebrae/MS e recebeu ações voltadas para promover o desenvolvimento local. De acordo com o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o trabalho realizado envolveu a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico.

“As estratégias foram traçadas com a participação da sociedade como um todo. Entrevistamos gestores do poder público e lideranças locais, como representantes do comércio e da agricultura familiar, e foram elencadas ações de melhorias para a cidade. Desde então, as iniciativas foram executadas em conjunto para promover a transformação e o desenvolvimento de Anaurilândia, como por exemplo, o avanço no processo de compras públicas, dando mais espaço para os pequenos negócios”, destacou Tito.

Para o prefeito, Edinho Takazono, o principal resultado proporcionado pelo programa Cidade Empreendedora foi o fortalecimento do comércio local. “Nós conseguimos ver a diferença do município antes e depois do trabalho desenvolvido pelo Sebrae. O Cidade Empreendedora capacitou a gestão pública e os empresários para que eles pudessem melhorar o seu negócio. Além disso, conseguimos priorizar o comércio local nos editais de licitação e qualificarmos os empreendedores para participarem dos pregões eletrônicos, o que fez com que a gente contratasse empresas do município e fizesse com que o dinheiro ficasse na cidade, gerando emprego, renda e desenvolvimento”, enfatizou o prefeito.

Mais do que atuar no âmbito das compras públicas, tanto com o comércio local quanto com os produtores da agricultura familiar, o programa Cidade Empreendedora também realizou iniciativas voltadas para promover a desburocratização de processos para a abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção da cultura empreendedora e inovação; melhorias para a sala do empreendedor e o estímulo ao desenvolvimento empresarial junto com a formação de lideranças que priorizem uma gestão pública empreendedora.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site oficial. (*Com informações da assessoria do Sebrae)