Nesta quinta-feira (12), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Batayporã realizou audiência pública para apresentar o Plano Municipal da Primeira Infância. O evento reuniu gestores públicos, servidores, educadores, representantes de organizações sociais e a comunidade para discutir diretrizes que nortearão políticas públicas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças no município.
Durante a audiência, foram destacados os principais pontos do plano, que aborda ações integradas nas áreas de educação, assistência social, saúde e cultura. A Secel reforçou a importância da participação da comunidade na construção e revisão do documento, que contribuiu com sugestões durante o processo de elaboração.
O plano completo esteve disponível para consulta por meio de link divulgado previamente, e a população teve entre os dias 25 e 29 novembro para enviar sugestões e observações por meio de formulário online. Os ajustes realizados com base nessas sugestões foram apresentados durante a audiência garantindo a transparência e fortalecendo a participação social.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar também apreciaram o plano. A Secel ainda ouviu os estudantes da Educação Infantil e seus familiares. “Fomos à escola fazer uma escuta ativa. As crianças responderam três: “o que você mais gosta na sua escola, o que você menos gosta na sua escola e o que você gostaria que tivesse na sua escola?””, explicou a secretária da pasta, Fernanda Scarlat.
O prefeito Germino Roz destacou que o plano representa um marco para Batayporã, com potencial para promover o bem-estar e garantir que as necessidades locais das futuras gerações sejam atendidas. O gestor ainda citou referências em políticas para a primeira infância e anunciou investimentos futuros, como os projetos de instalação de uma clínica voltada à saúde da mulher e da criança e uma nova creche municipal.
"Foi um grande esforço dos servidores e parceiros da gestão pública para envolver a sociedade e possibilitar um plano que vá ao encontro da nossa realidade e das expectativas que temos para as nossas crianças. Agradeço pelo engajamento de todos. ", afirmou o prefeito Germino.
Agora, o plano segue para votação da Câmara Municipal.
Programação diversificada
Técnicos das pastas da Saúde e da Assistência Social apresentaram relatórios com um panorama da rede e as metas para elevar a qualidade do atendimento às crianças e suas famílias. O momento ainda contou com apresentações culturais da Rede Municipal de Ensino, com coreografias musicais e de ginástica rítmica.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.