Buscar

Secretaria aborda o empoderamento da Mulher junto às beneficiárias do Programa Vale Renda 

Imagem: Divulgação

O Governo Municipal de Nova Andradina, através da Secretaria Executiva de Políticas Públicas para Mulher, realizou neste mês de março 16 palestras direcionadas às mulheres beneficiárias do Programa Vale Renda. A ação teve início na segunda-feira (06) e encerrou na quarta-feira (15) e foram ministradas pela pedagoga Eliane Felix duas palestras por dia.

O Vale Renda é um programa desenvolvido pela Superintendência de Benefícios Sociais, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST), que tem o objetivo de desenvolver ações voltadas para as famílias sul-mato-grossenses em situação de vulnerabilidade socioeconômica, auxiliando-as no trajeto para a independência e melhores condições de vida em um futuro mais digno.

Com este objetivo, no mês de março foi trabalhado a questão do empoderamento feminino na sociedade e na gestão que exige, de forma geral, uma contextualização a respeito dos papeis exercidos pelas mulheres ao longo da história. De acordo com a pedagoga especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social da Secretaria Executiva de Políticas Públicas para Mulher, Eliane Felix, o empoderamento feminino é o ato de conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros.

As palestras ministradas são importantes principalmente para mulheres que buscam autonomia financeira, Jozeli Chulli, secretária executiva de Políticas Públicas para Mulher, apontou sua opinião sobre as ações voltadas às beneficiadas do Vale Renda. “Essas reuniões que este programa oferece vem fortalecendo as mulheres cada dia mais, pois mensalmente acontecem encontros falando sobre diversos temas e dando orientações sobre seus direitos”, disse.

As parecerias realizadas com o Governo Municipal, entidades não governamentais, clubes de serviço, dentre outros oram lembradas pelo coordenador do programa, Edson Caçapa que apontou a grande relevância delas para que o trabalho seja concretizado. Primeira Dama e vereadora, Joana Darc, acompanhou algumas reuniões do vale renda e parabenizou as mulheres que ali estavam. “A importância das mulheres deve ser sempre lembrada e principalmente na política pois temos que lutar para conquistarmos o nosso espaço”, expôs ela.

SAÚDE

A equipe do Centro de Diagnóstico de Câncer esteve presente e explicou às mulheres os exames que a unidade realiza como o preventivo e a mamografia, que são essenciais para a saúde feminina, já que quanto antes alguma alteração for descoberta, melhor para o tratamento.

As mulheres com idade entre 25 e 65 anos e que residem nas áreas descobertas pelos ESFs devem agendar seus exames através do telefone (67) 3449-0650.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.