Publicado em 27/05/2021 às 19:41, Atualizado em 28/05/2021 às 02:34

Secretário de Saúde de Nova Andradina explica que SAMU deve ser acionado apenas em casos urgentes

Central de Atendimento do 192 fica em Dourados e efetua a triagem de todas as chamadas

Acácio Gomes, Redação Nova News
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Imagem: Acácio Gomes / Nova News

No final da tarde desta quinta-feira (27), o secretário de Saúde de Nova Andradina, Sérgio Maximiano, entrou em contato com o Nova News para explicar à população que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), como o próprio nome sugere, deve ser acionado apenas em casos de urgência ou emergência.

A iniciativa do secretário em explicar o funcionamento do serviço se deu após um vídeo divulgado nas redes sociais em que uma moradora critica o SAMU de Nova Andradina, afirmando que os servidores teriam se recusado a transportar uma paciente, que, no caso, se tratava de sua mãe, diagnosticada com Covid-19.

Segundo o secretário, no caso em questão, o atendimento não se tratava de uma situação urgente e que, portanto, não estava dentro das atribuições do SAMU. “A paciente havia passado por uma cirurgia e, embora estivesse com Covid-19, não era um caso de urgência, portanto, o seu transporte não se enquadrava no serviço oferecido pelo SAMU”, garantiu.

Maximiano explicou ainda que a Central de Atendimento do SAMU fica em Dourados e que a ordem para que a viatura e a equipe de serviço atendam uma ocorrência deve partir de lá.

“Quando um cidadão liga no 192, quem atende é um funcionário de Dourados, que efetua a avaliação da situação, faz uma triagem e, se for o caso, aciona via rádio a equipe de Nova Andradina. Como o caso não era de urgência ou emergência, a Central entendeu que não competia ao SAMU fazer o atendimento”, pontuou Sérgio, ao reforçar que a equipe do SAMU não pode sair para atender uma ocorrência sem que tal comando venha de forma expressa de Dourados.

“Em momento nenhum houve omissão por parte da equipe. Na verdade, a cidadã é que solicitou, de forma equivocada, um atendimento que não compete ao SAMU”, finalizou o secretário.

Foi apurado que no caso da moradora que gravou o vídeo, o transporte da paciente foi efetuado por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar. É possível que a cidadã que usou as redes sociais para criticar o SAMU seja chamada a se retratar publicamente. 

Outro lado

Após a publicação desta matéria, a cidadã que gravou e divulgou o vídeo, Franciele Pereira Batista, entrou em contato com o Nova News para comentar o caso. Segundo ela, houve divergência nas informações repassadas a ela pelos atendentes do 192.

Franciele disse que na quarta-feira (26), em contato com a Central de Atendimento do SAMU, teria recebido a informação de que seria possível o transporte de sua mãe, porém, que nesta quinta (27), feita uma nova ligação, ela teria sido surpreendida com a negativa do atendimento.

Outro ponto questionado pela moradora é o fato de que, nas palavras dela, a pessoa que a atendia via 192 teria desligado o telefone enquanto ela ainda falava sobre o atendimento que precisava.

A moradora disse que não critica a equipe do SAMU de Nova Andradina, mas que acredita não ter sido orientada corretamente pela equipe de atendentes da Central, que fica em Dourados. 

Atendimento

No caso de pessoas que precisam de atendimentos médicos e hospitalares e que apresentam problemas de mobilidade, mas que não se enquadram em situações de urgência ou emergência, o procedimento indicado é acionar a Secretaria de Saúde pelo telefone (67) 3441-0201 para que o transporte seja providenciado. (Matéria editada às 22h30 de 27/05/2021 para acréscimo de informações).

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