Publicado em 21/10/2020 às 08:50, Atualizado em 21/10/2020 às 13:02

Secretário diz que Nova Andradina não teve envolvimento com 15º óbito por covid-19: “Tudo foi feito em Dourados”

“Não tivemos relação com esse caso. Embora o paciente morasse em Nova Andradina, todos os procedimentos, inclusive os testes, foram feitos em Dourados”, disse Sérgio Maximiano

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Secretário diz que todos os procedimentos ocorreram em Dourados - Imagem: Arquivo

Após familiares de Roberto Barros Ferreira, de 50 anos, contabilizado como o 15º óbito por covid-19 no município de Nova Andradina, denunciarem os critérios adotados com relação ao caso, o secretário de Saúde, Sérgio Maximiano, entrou em contato com o Nova News para se pronunciar sobre o episódio, dizendo que o município não teve envolvimento na questão.

Segundo a família, dois exames realizados no paciente, em Dourados, deram negativo para o novo coronavírus, sendo que, com a morte, o corpo de Roberto teria sido trasladado até Nova Andradina sem a adoção dos protocolos de biossegurança, porém, quando o carro funerário estaria passando pela região de Ivinhema, houve a comunicação de que um terceiro teste - o qual os familiares alegam não saberem que havia sido coletado - teria dado positivo.

“Sabemos que quando se trata de óbito pelo coronavírus, o corpo é embalado em um saco plástico, com álcool e colocado em caixão lacrado, mas com relação ao meu tio nada disso aconteceu. 

O corpo foi manuseado pela equipe da funerária e transportado de forma normal porque saímos do hospital de Dourados com a informação de que não era covid-19, aí no meio do caminho fomos pegos de surpresa com esse resultado positivo", afirma Alynne Ferreira Rodrigues, sobrinha da vítima.

Ela contou ao Nova News que Roberto havia sido levado para a ala psiquiátrica do Hospital Universitário (HU) de Dourados para tratamento de um quadro de esquizofrenia, sendo que, com o passar dos dias, teria apresentado pneumonia. “Foram feitos dois exames para covid-19, um pelo próprio HU e outro pelo Laboratório Central (Lacen) de Campo Grande, e ambos deram negativo”, explica.

“Então meu tio arruinou e faleceu. Fui lá para acompanhar a liberação do corpo, tive acesso aos dois exames negativos e ao atestado de óbito, a equipe da funerária trouxe o corpo e viemos juntos no carro, quando, ao passarmos por Ivinhema, fomos acionados por familiares que disseram que Secretaria de Saúde de Nova Andradina havia entrado em contato para dizer que um terceiro teste deu positivo. A gente nem sabia que tinha sido coletado material para um terceiro teste!”, diz Alynne.

Cb image default
Sobrinha Alynne, que, nesta foto, aparece ao lado da vítima em vida, questiona protocolos adotados no HU de Dourados - Imagem: Arquivo / Redes Sociais

De forma simultânea à publicação da matéria sobre a denúncia, por volta das 16h20 desta terça-feira (20), o Nova News repassou o caso à Secretaria de Saúde de Nova Andradina, bem como entrou em contato com setor de comunicação do Hospital Universitário de Dourados.

Secretaria de Saúde

Horas depois, o secretário de Saúde de Nova Andradina, Sérgio Maximiano, entrou em contato com o site para dizer que o que o município não teve envolvimento no episódio. “Não tivemos relação com esse caso. Embora o paciente morasse em Nova Andradina, todos os procedimentos, inclusive os testes, foram feitos em Dourados”, disse Maximiano.

O secretário explicou que o paciente saiu de Nova Andradina vivo, há vários dias, para tratar o quadro de esquizofrenia e retornou em óbito, sendo que, nas palavras deles, todos os fatos que resultaram em sua morte, os exames e os protocolos adotados, sejam eles corretos ou não, ocorreram em Dourados. “Sobre este terceiro teste, a comunicação veio de Dourados, nós apenas repassamos a notícia à família”, afirmou.

“O óbito é contabilizado em Nova Andradina porque a vítima morava aqui, mas a Secretaria Municipal de Saúde, embora se solidarize com a dor da família, não pode se responsabilizar pelo ocorrido”, finalizou o secretário.

Hospital Universitário

Como já informado, o Nova News também entrou em contato com o setor de comunicação do HU de Dourados, porém, até o fechamento desta matéria, por volta das 08h50 desta quarta-feira (21), o site não havia obtido retorno.

Dois exames deram negativo e atestado de óbito traz as causas da morte como sendo choque séptico, sepse, pneumonia e esquizofrenia - Imagens cedida pela família

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!