Buscar

Selo de Inspeção Municipal (SIM) é entregue a dois supermercados de Nova Andradina

Supermercado Paraíso e Faros Supermercados foram os primeiros estabelecimentos a receberem este selo no município

Cb image default
Imagens: Divulgação/Cogecom

Na manhã desta terça-feira (12), o governo municipal de Nova Andradina entregou a certificação de liberação do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M) ao Supermercado Paraíso e Faros Supermercados. Os estabelecimentos supermercadistas foram os primeiros a receberem este selo de procedência e qualidade de produtos cárneos no município.

A conquista da certificação foi resultado das adequações realizadas nas lojas para atender as exigências da legislação, que dispõe sobre a promoção e proteção da Saúde Pública no que se refere ao armazenamento, porcionamento e venda de produtos de origem animal como carnes bovinas, suínas e de aves.

Conforme o secretário de meio ambiente e desenvolvimento integrado, Hernandes Ortiz, a obtenção do certificado de liberação do S.I.M representa que os estabelecimentos estão habilitados a industrializar e comercializar produtos de origem animal para consumidores. Já para os consumidores significa a garantia e a segurança de consumir produtos de qualidade.

"A Prefeitura como gestora e facilitadora dos processos de habilitação do S.I.M Municipal, através da adesão/manutenção do Codevale e em parceria com o Sebrae-MS, prestam consultoria, acompanhamento e análise dos documentos para implantação do SIM nas empresas locais, evitando problemas com a fiscalização dos órgãos de inspeção. Estamos felizes em habilitar as primeiras empresas no Sim-Municipal. Outros 7 supermercados e açougues estão em processo final de certificação", avalia o secretário Ortiz.

Para o coordenador de inspeção, Herik de Oliveira Brito, os supermercados terão um leque maior de vendas, sem a preocupação de ter prejuízos financeiros por conta de apreensões de produtos não regularizados. "Eles conquistaram o registro para a venda de produtos de origem animal em 11 municípios que integram o Codevale (Consórcio Público do Vale do Ivinhema)", pontuou.

Acompanharam as entregas dos selos aos estabelecimentos comerciais, a equipe do Codevale, representados também pelas médicas veterinárias Maria Eduarda Fernandes Soriano e Rafaela de Carvalho Pires e a diretora executiva Daniela Cabriotti. Também esteve presente a responsável pelo Sim-Municipal, Liliane da Silva Marques.

No Paraíso, o sócio proprietário Marcelo Alves e seus familiares Stela Alves Papacosta, Ana Carolina Papacosta Mela e Juliana Alves Papacosta, comemoram a conquista.

"Demolimos toda a estrutura antiga do açougue, com assessoria do Sebrae. Todos os equipamentos e instalações são novos, desde os setores de resfriamento, desossa, câmara fria, troca de equipamentos, enfim, atendemos todas as especificações previstas na lei. É uma conquista muito grande, a realização do sonho do meu pai e da minha vó, além de uma segurança de que estamos trabalhando certinho, atendendo nossos clientes com total segurança", relatou Ana Carolina.

Mauricio Nunes da Silva e Célio Ferreira de Souza, do Faros Supermercados, afirmou que deu início ao processo de certificação há cerca de um ano, desde a reinauguração do mercado. "É mais uma etapa vencida. Fizemos todas as adequações necessárias no açougue, no que diz respeito ao processo de produção, higienização, manipulação dos alimentos e treinamento dos profissionais. Essa legalização traz um conforto para nós e nossos clientes", avalia Maurício.

As empresas interessadas em obter a certificação municipal devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, situada no Paço Municipal. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.